Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Anace defende construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho


Para o presidente da instituição, Paulo Mayon, obra diminuirá custos para o governo federal

BRASÍLIA - O diretor-presidente da Agência Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), Paulo Mayon, defendeu a construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho. Para ele, não restam dúvidas de que o duto seja necessário para atender a demanda energética para os próximos anos. "É bom lembrar que a obra está contratada desde junho do ano passado. Trata-se de um investimento importante e que assegura o fluxo do gás sem interrupções e os custos que representam o transporte realizado em barcaças", disse em entrevista.

Segundo Mayon, além dos projetos de infra-estrutura que aumentam a oferta, há o Plano de Antecipação da Produção de Gás. "É uma boa alternativa para atender a demanda de energia e funciona muito bem atualmente", disse, ao lembrar que a construção destas obras será fundamental para oferecer maior segurança no abastecimento.

"Uma forma eficaz e inteligente para evitar um possível racionamento nos próximos anos é estimular o consumo racional e responsável de água, gás e energia elétrica". Essa afirmação de Mayon traduz com clareza o plano de comunicação da Anace com os consumidores. "Todos os consumidores associados da Anace vêm desenvolvendo planos de eficiência energética de forma que possam ampliar suas atividades produtivas com necessidades de energia proporcionalmente melhores", explicou.

Para Mayon, apenas a sociedade mais organizada vem participando desta discussão. "A prioridade é fazer um esforço maior de expressão destas discussões levando as federações de comércio, associações regionais e outras células que agreguem consumidores comerciais e residenciais", explicou.

RONDÔNIA - A sociedade civil rondoniense há meses debate sobre a necessidade de o Estado receber obras que melhorem sua infra-estrutura e economia. A iniciativa das manifestações populares começou com o movimento estudantil durante a comemoração da 8ª Festa dos Estudantes no mês de agosto, oportunidade em que foi lançado o movimento "Gasoduto já!".

O evento foi organizado por entidades que representam os estudantes secundaristas. A União Estadual dos Estudantes Universitários de Rondônia (UEE) e a União Estadual Rondoniense dos Estudantes Secundaristas (UERES) foram os responsáveis pela mobilização da sociedade, o que incluiu empresários e políticos rondonienses dos níveis federal, estadual e municipal. Para o presidente da UERES, Israel Trindade, o apoio dos políticos dará força para que as reivindicações cheguem até o Congresso Nacional. "Juntos vamos conseguir ir mais longe nessa luta", disse.

Entre os políticos a movimentação chegou até a Assembléia Legislativa de Rondônia e para o presidente Neodi Carlos, a Casa apoiará os estudantes. "É uma iniciativa importante e que merece atenção", disse.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)