Terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 19h18
A Bancada do Norte e os reitores das Universidades Federais da região Norte reuniram-se nesta terça-feira (29) com o Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim para discutirem a criação e ampliação no número de professores e técnicos para as instituições de ensino superior na região amazônica.
Isto porque está previsto no Projeto de Lei Nº 1746/07, do executivo, que já está pronto para entrar na pauta do Plenário, a criação de 2.800 cargos de professores de ensino superior, 5.000 cargos técnicos-adminitrativos em educação, 80 cargos de direção (CD-3), 100 cargos de direção (CD-4) e 420 funções gratificadas (FG-1), para serem distribuídos em todo o País.
Para o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) o Governo Federal tem feito sua parte ao ampliar a oferta de ensino superior em todo o País. Foram criadas mais de 300 mil novas vagas no sistema federal, além dos 49 campi implantados e outros em consolidação. Mas, lembrou o parlamentar, agora é necessário ampliar também o número de professores para que possam por em funcionamento essas unidades.
Segundo Valverde, seu estado é um exemplo disso, visto que a unidade de São Miguel do Guaporé, construída com recursos de emendas parlamentares, corre o risco de não entrar em funcionamento por falta de professores.
“ O MEC precisa ter a sensibilidade ao distribuir os cargos para atender a grande demanda dos estados da região norte. Sabemos que muito tem sido feito, mas pedimos essa atenção ao tratar os desiguais como desiguais, já que sempre proporcionalmente as regiões do centro-oeste, sudeste, sul são mais privilegiadas”, disse.
O reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Prof. José Januário, disse que o estado tem um demanda crescente, precisando atualmente de 279 docentes, 100 assistentes administrativos, 370 técnicos e ainda 55 funções comissionadas.
O Secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim informou que as funções propostas na proposição destinam-se ao atendimento de necessidades decorrentes da política de expansão do ensino superior federal e as necessidades internas das universidades. Quanto à distribuição, lembrou o secretário, o Ministério será sensível as demanda da região norte.
Paim aproveitou a ocasião para reforçar o apoio da bancada do norte na aprovação do PL 1746/07. Ele lembrou que a aprovação dessa matéria, significará uma “mudança na geografia” do ensino superior no Brasil, e que a criação dos cargos e funções, é indispensável para a viabilização da política de expansão do ensino superior e ao pleno funcionamento das mesmas.
Fonte: Leila Denise
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes