Quinta-feira, 24 de julho de 2008 - 10h10
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) se disse hoje (24) vítima de retaliação política a respeito das 16 ações civis públicas interpostas contra ele, essa semana, pela Promotoria em Ariquemes, referente ao período de 90 a 92, quando foi prefeito daquela localidade.
O parlamentar alega que “espetacularmente” essas ações são “retiradas das gavetas” em todas às vezes que ele anuncia pretensão de disputar eleições, como foi ao Senado, à Prefeitura de Ariquemes, ao Governo do Estado, à Câmara dos Deputados, e até recentemente quando tentava uma vaga de vereador em seu município. Por essa razão, a única explicação plausível seria retaliação política, já que em todas às vezes a Justiça se convenceu que não houve improbidade administrativa nem viu razões legais para inabilitá-lo a disputa.
De acordo com a assessoria jurídica de Amorim, não há motivos – a não ser a configurada retaliação – para “ressuscitar” essas ações já respondidas na Justiça. Todas elas estariam prescritas e não há crime de improbidade administrativa configurado. “Estamos tranqüilos, de cabeça erguida, e cientes de que somos vítimas nesse processo. Já respondemos em todas as instâncias e sempre ganhamos, pois provamos que não incorremos em nenhuma falta. Agora me estranha, que ao invés de se apurar denúncias que tenho formulado desde então, como má aplicação de recursos, incêndio criminoso da Prefeitura, o alvo seja sempre eu”, reclama o parlamentar.
Por aconselhamento da assessoria jurídica, Amorim deve interpor ação indenizatória contra o Estado, já que tem sido vítima seqüencial de um processo prescrito em cada disputa eleitoral. “É lamentável que há 18 anos venha sendo vítima de perseguição dessa natureza. É um mesmo processo em que já respondemos na Justiça e que se encontra prescrito. Vamos responder novamente, quando chamado, mas dessa vez iremos além, por orientação de nosso advogado: vamos cobrar uma indenização ao Estado para por fim essa retaliação”, afirma o deputado.
Fonte: Yodon Guedes
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)