Quinta-feira, 28 de agosto de 2008 - 11h54
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) quer ressuscitar a mobilização pelo "petróleo é nosso" que resultou no fortalecimento da Petrobras, na década de 50, com uma similar: "o pré-sal é nosso", como forma de assegurar a exploração e produção da nova maior bacia petrolífera do mundo, e conseqüentemente, seus lucros reinvestidos em obras sociais e de infra-estrutura no Brasil.
A proposta será apresentada, na próxima semana, à direção nacional do PTB, e ao principal ministro ligado ao partido, José Múcio (Articulações Institucionais), seguido de discurso na tribuna da Câmara dos Deputados.
Amorim defende uma mobilização nos mesmos parâmetros da década de 50, após a "briga internacional" gerada pelo anúncio recente do presidente Lula em criar uma estatal para cuidar do pré-sal, avaliada em 120 bilhões de barris de petróleo, o que assegura, segundo especialistas, o abastecimento do país durante cem anos.
A Petrobras, empresa que descobriu a camada pré-sal e tem tecnologia neste tipo de exploração tem um "problema" acionário: 62% do capital da Petrobras são privadas e, desses, 50% são de americanos, conforme relato do próprio presidente que criou uma comissão interministerial e um novo mote em defesa da exploração e produção do megacampo: "O Brasil não é da Petrobras. A Petrobras é que é do Brasil. Enquanto estiver embaixo da terra, o petróleo é da União".
A mobilização, de acordo Amorim, visa reforçar essa luta, em decorrência de articulações americanas tentando "passar a perna" na Petrobras, tanto no Congresso Nacional quanto na grande mídia.
"A direção da Petrobras já demonstrou claramente que tem condições de explorar e produzir nesse megacampo. O Governo Lula tem sofrido pressão, principalmente americana, para tirar essa exploração da Petrobras. Não podemos aceitar. Não podemos nos curvar dessa forma. Querem tomar nossas riquezas na Amazônia, querem tirar nossas riquezas minerais e agora o pré-sal que além de nos abastecer por um século, ainda vai gerar investimentos sociais e infra-estrutura ao país. Fomos nós que descobrimos (Petrobras), está em nosso território, temos tecnologia, então temos condições de explorar. Temos que lutar no Congresso para assegurar nova legislação regulatória da exploração do petróleo e, essa mobilização será para isso", defende Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland