Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim reclama a ministro do pânico causado por Ibama e Incra no Estado



O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) requereu nesta segunda-feira (5), um levantamento específico ao Ministério do Meio Ambiente sobre o número de unidades de conservação em Cujubim e Machadinho do Oeste, para evitar o “pânico reinante” e as incessantes dúvidas dos produtores rurais sobre a área onde estão assentados.

O pânico, de acordo com o parlamentar, decorre de norma corrente do Ibama e Incra, de procederem desintrusão de produtores sem nenhum tipo de aviso. “Eles chegam às áreas com a Policia Federal e com violência procedem a desintrusão sem o menor respeito aos trabalhadores que lá estão produzindo alimentos e rendas para o nosso povo”, reclamou Amorim em despacho enviado ao ministro Carlos Minc (Meio Ambiente).

O deputado alega que tem sido prática a criação de unidades de conservação, sem inventário das áreas e sequer indenizações para os antigos moradores, o que tem causado seriíssimos problemas sociais. “Essas medidas nunca vem acompanhadas das ações para assentamento dessas famílias, que são jogadas na rua da amargura, e o que é mais grave, não recebem suas indenizações pelos seus bens que são abandonados, pois sequer lhes são disponibilizados as mínimas condições para retirar o que construiu durante uma vida toda”, disse.

O parlamentar pede o levantamento total dos decretos que instituíram unidades de conservação nos municípios de Cujubim e Machadinho do Oeste, mapas de localização; se foram realizadas as audiências públicas, como determina a lei; se houve cadastramento dos moradores, bens móveis, imóveis, e produtividade das áreas. E, por último, se os antigos moradores atingidos pelos atos já foram indenizados 

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)