Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim pede participação dos governadores na gestão do Fundo Amazônia


   
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) se posicionou contrário à gestão do Fundo Amazônia, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), durante discurso hoje (02) no plenário da Câmara. O Fundo será criado por decreto, na próxima quinta-feira (05) pelo presidente Lula, como compromisso internacional de diminuir os índices de desmatamento na Amazônia e terá um bilhão de dólares, só para esse ano, fruto de doações de governos da Europa e Estados Unidos.

Para Amorim, um fundo tão importante não pode ser gerido por uma instituição de atuação pífia na Amazônia. Em seu lugar, o parlamentar sugere um conselho paritário formado pelos noves estados amazônicos ou até a criação do Ministério da Amazônia, uma pasta já prometida pelo próprio presidente.

“Nos preocupa muito que o fundo seja administrado pelo BNDES, pois esse banco de desenvolvimento é um ilustre desconhecido na região, o que demonstra seu desinteresse pelo desenvolvimento da Amazônia e do seu povo. Pelo volume dos recursos a serem arrecadados como está sendo anunciado, me permito a sugerir até a criação do Ministério da Amazônia, tendo como ministro um técnico, e não um político, assim como um  conselho gestor responsável por definir as diretrizes de aplicação do dinheiro, e que os governadores da região façam parte, e tenham poder decisório na divisão dos recursos, obedecendo a critérios de prioridades, tais como a geração de empregos e renda, menor arrecadação, maior impacto ambiental etc”, disse Amorim.

Ele acredita que os recursos a serem obtidos pelo Fundo – a Noruega já doou cem milhões de dólares e pretende investir 2,5  bilhões de euros em programas de proteção de florestas – devem ser geridos por quem tem compromissos com a Amazônia.

Para o deputado, a política do governo federal para o meio ambiente é excelente, mas pode esbarrar em problemas de gestão se ficar na mão do BNDES.

Segundo ele, com o Fundo Amazônia, e os Programas Amazônia Sustentável (PAS) e de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), o governo brasileiro dispõe agora das ferramentas e recursos financeiros fundamentais para o desenvolvimento sustentável na região, patrulhamento das fronteiras, bem como melhorar e equipar as Forças Armadas para “a grande missão de proteger e ajudar a desenvolver a Amazônia”.
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)