Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim interpela OAB sobre ataques a CPI da Carceragem



 
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) questionou hoje (11) o presidente da seccional da OAB-Rondônia, Hélio Vieira, quanto aos ataques feitos ao seu trabalho e da CPI do Sistema Carcerário, da qual é membro, feitos por “pessoas despreparadas” em nome de uma instituição respeitada e que tem história na edificação e na defesa do estado democrático de direito no país.
Em ofício, Amorim questiona e pede reparações, quanto às acusações “proferidas” na mídia, pela presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Vanda Fernandes Brandão. “É estranho que passado mais de um mês da estada da CPI em Porto Velho, essa senhora venha se manifestar, através de jornal, pois até na hora em que foi convidada a se pronunciar na audiência pública na Assembléia Legislativa ela não o fez, pediu para outro se pronunciar”, relembra o deputado.
O deputado estranhou as declarações “ingênuas”, feitas por representante da OAB, de que o trabalho da CPI do Sistema Carcerário resultou em “palanque político”. “Sem querer ofender aos que não tiveram acesso à escola, mas qualquer iletrado nesse país sabe que preso não vota, o período eleitoral não é destinado à eleição de deputado federal, e convidamos a OAB por ser uma instituição séria como as demais convidadas para acompanhar o trabalho da CPI em Porto Velho, tanto nas visitas aos presídios quanto na audiência pública. Essas colocações, infelizes, só demonstram o despreparo da representante da OAB, o que é uma pena para a instituição”, disse Amorim.
Ainda segundo o parlamentar, é estranho que as declarações tenham sido dadas, no momento em que ele anunciou o retorno da CPI do Sistema Carcerário a Porto Velho em decorrência das denúncias contínuas de maus tratos e tortura de presos, e cobrou providências das autoridades responsáveis pelo sistema prisional no Estado, quanto aos recursos liberados para construção de presídios.
O deputado oficiou, na semana passada, ao Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público que mais de R$ 8 milhões, liberados pela União, estão parados no caixa do Governo de Rondônia, desde dezembro passado, destinados à construção de dois presídios, o feminino e outro em Ariquemes.
“Dizer que em nada resultou o trabalho da CPI é desconhecer até mesmo do que foi tratado na audiência pública em que ela tão bem foi fotografada. Só para lembrar, o titular da Vara de Execuções Penais de Porto Velho, juiz Sérgio William Domingues Teixeira, ameaçou interditar o presídio Urso Branco se o Governo do Estado não providenciasse novas unidades para diminuir o déficit prisional; houve reconhecimento de maus tratos, torturas e a necessidade de se criar programas para dar trabalho e educação e saúde aos presos. Claro que para isso é preciso acompanhamento e nós estamos fazendo nossa parte. Não estamos diariamente lá, pois não é essa nossa função, mas na vigência da CPI estamos monitorando e, por essa razão, se optou para um retorno. Nossa metodologia foi ver e ouvir todos os lados, presos, autoridades e entidades civis, se existe outra melhor, que nos forneça e seremos gratos, mas duvido da capacidade de quem a criticou”, afirma o deputado.
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)