Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim espera compromisso de novo governante com a pecuária que vive crise


 

O próximo governador de Rondônia tem que assumir um compromisso para salvar da estagnação o setor pecuário, que apesar de ter um plantel de mais de 12 milhões só de bovinos, vive uma crise por falta de gado para abate, com um déficit atual de mais de 40%, e desemprego. A expectativa é do deputado Ernandes Amorim (PTB), anunciada nesta sexta-feira (1), após balanço de sua campanha para deputado estadual.

Segundo ele, o próximo governador de Rondônia a ser sagrado nestas eleições tem, necessariamente, ter pulso forte e compromisso para evitar o fim da atividade pecuária no estado. “Se marcha para isso. Não tem boi de reposição para atender a demanda nos 11 frigoríficos no Estado. Essa falta de gado deve-se ao fato de o governo ter liberado a venda animais novos para outros estados. Nos posicionamos, na época, contra essa medida, mostramos os prejuízos futuros, mas nada foi feito e, infelizmente, a crise bate em nossa porta com demissões e inviabilizando negócios dos produtores”, afirma Amorim.

O parlamentar alega que sua parte para melhorar esse setor – do qual é atuante em sua representação – tem feito, com ações tantos no Poder Legislativo quanto Executivo, seu compromisso é permanente e, nessa condição, espera que o próximo governante assuma o compromisso de mudar essa política. “O gado produzido aqui precisa gerar riquezas e empregos aqui, e não lá fora. Os frigoríficos estão demitindo, não temos gado para abate porque se vende o rebanho novo para outros estados. Se tivesse barreiras, como antes, sequer problemas ambientais como o fumacê teriam sido controlados, uma vez que ficou muito pasto secando e queimado”, afirma Amorim.

Ele disse que essa é uma bandeira que precisa ser defendida por todos, para evitar que viva-se apenas das grandes obras em execução no Estado, mas que em pouco tempo estarão concluídas. A pecuária, lembra, é atividade permanente, precisa de políticas e compromissos, pois é geradora de riquezas e empregos em Rondônia.

Fonte: Yodon Guedes
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)