Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim discute reforma agrária


A regularização fundiária e atualização da legislação para o setor produtivo – especifico para a agropecuária – foram os pontos que convenceram o deputado Ernandes Amorim a apoiar e participara da mobilização, empreendida essa semana em Brasília, no Congresso Nacional, pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA), em favor  de uma agenda legislativa prioritária para o setor.
Num total de 27 projetos foram indicados como prioritários para a pauta desse primeiro semestre. A escolha foi feita a partir de um levantamento realizado pela CNA que identificou 1.200 projetos de lei de interesse do setor apresentados à Câmara e ao Senado nos últimos anos.

Entre os projetos, enumera Amorim, alguns são de grande importância não apenas no cenário nacional, mas de interesse regional, caso das reservas legais, que transfere para os órgãos estaduais a definição de critérios para aplicar a compensação. Em Rondônia, vigora acordo celebrado entre bancada federal, Governo do Estado e Ministério do Meio Ambiente, mas foi uma novela, segundo lembra o deputado, que os produtores rurais não querem passar com a reedição de medidas provisórias para fazer valer os índices, em Rondônia, da época da colonização do Estado. Na Amazônia Legal, chega a 80% a área de reserva legal.

Amorim também destaca outros projetos contidos na agenda, como o que  define os índices de produtividade dos imóveis rurais para casos de reforma agrária. A proposta estabelece critérios para a classificação de pequenas, médias e grandes propriedades, de acordo com o tipo de atividade predominante; a renda obtida e o conceito de propriedade familiar; e o que revisa os critérios para a fixação dos índices de produtividade para fins de reforma agrária. Pela proposta, o laudo técnico deverá considerar o conjunto das atividades produtivas existentes na propriedade rural, por um prazo de três anos, no caso de cultivos temporários, e de cinco anos, para cultivos permanentes e pecuária.

Ainda de acordo com Amorim, será apresentado à Casa Civil um Plano Nacional de Defesa Agropecuária, com o apoio das secretarias estaduais de Agricultura, de universidades e da Embrapa, pelo CNA. Esse plano prevê a atualização da legislação; criação de um programa nacional de alimento seguro (PAS); análises de risco de cinco cadeias produtivas; criação da Agência de Defesa Agropecuária; e mensuração dos custos federais com os serviços no país.

Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)