Quinta-feira, 24 de maio de 2007 - 15h02
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) agendou audiência com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na segunda-feira, para evitar a eventual cartelização do setor de abate de gado (frigorífico) em Rondônia por um grupo que vem usando essa prática criminosa em outros estados da federação.
O parlamentar vai entregar ao ministro denúncia recebida por ele de donos de frigoríficos, que se dizem ameaçados, sem poder trabalhar, "numa onda de terrorismo", com fiscalizações excessivas, instigadas pelo cartel. "Os fiscais da Delegacia vinculados ao Ministério da Agricultura têm que cumprir seu papel, mas têm que observar e se ater às questões normativas de orientar os frigoríficos, quanto às exigências legais de funcionamento, sem promover as ameaças de levar a Polícia Federal e de fechamento dos estabelecimentos. Estão usando o nome da PF para intimidar. Vamos pedir providências ao ministro. Isso não se faz", reclama Amorim.
De acordo com o deputado, as ameaças seriam feitas a mando de cartel, e vai prejudicar os 13 frigoríficos instalados no Estado, responsáveis pela média de 600 empregos diretos cada, movimentação da economia e da receita estadual.
Amorim e Cassol
Também no início da semana, o deputado Amorim vai se encontrar com o governador Ivo Cassol para evitar a crise na agropecuária, agravada recentemente, segundo ele, com a liberação da venda de gado novo bezerros e vacas sem cria para os estados do sul e sudeste.
"Esse negócio só traz prejuízos ao Estado com a queda na arrecadação, desemprego, e riscos ambientais pela falta de uso das pastagens. O negócio só é bom para os de fora que compra o gado por R$ 200 e revendem pelo dobro", afirma Amorim.
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o projeto de lei 1290/26 de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos) que concede anistia

Assembleia Legislativa lança plataformas de streaming ‘Fala Deputado’ e Elero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) lançou, na última quarta-feira (8), no plenarinho da Casa de Leis, as plataformas de streaming “Fala

Nesta segunda-feira, 13 de abril, o plenário do Senado Federal realizará uma sessão solene pelo tricentenário de fundação de Fortaleza, que tem raíz

A Câmara dos Deputados aprovou, em Brasília, o regime de urgência do Projeto de Lei nº 539/2024, conhecido como PL da Cabotagem Aérea, marcando um a
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)