Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 13h00
Em discurso contundente nesta quarta-feira (3) na Câmara, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) culpou a péssima imagem da opinião pública sobre o Parlamento ao “amesquinhamento” ao Poder Executivo, aprovando sucessivamente a “enxurrada” de medidas provisórias.
“Faço esse pronunciamento com indisfarçável constrangimento, como um democrata por convicção, em trinta anos de vida pública nunca ouvi tantos comentários desfavoráveis sobre o Congresso Nacional, pela sua falta de postura. Aqui nesta Casa, tudo se aprova e se arquiva como o Executivo determina, o rolo compressor atropela quem ficar pela frente, o Congresso Nacional não legisla, não cumpre as suas competências constitucionais, os parlamentares que não fazem parte do grupo palaciano, terminam os seus mandatos sem que possam ajudar os seus municípios, pois suas emendas são contingenciadas e caem na vala do esquecimento’, lamentou em discurso.
Apesar das medidas moralizadoras, como contenção de gastos – foram economizados mais de R$ 300 milhões, no ano passado, só na Câmara – a opinião pública ainda não mudou a imagem sobre o Parlamento, e a Casa, segundo Amorim, ainda padece de infra-estrutura mínima e digna para se trabalhar. “Nossos gabinetes parecem uma jaula pela sua falta de espaço, vivemos amontoados, parlamentares, visitantes e servidores. Diante desse fato quero deixar registrado que não me sinto derrotado pela covardia que impera na imensa maioria desta Casa, Deus poupou-me do sentimento do medo e covardia. Tenho pagado caro pela minha postura, tenho sofrido uma perseguição implacável dos onguistas do Ibama, do Ministério Publico Federal e Estadual, que de tudo fazem para me amedrontar, principalmente agora em período pré-eleitoral. Tenho respondido a todas essas levianas acusações e provado a improcedência delas, que só tem um objetivo: prejudicar-me junto ao eleitorado rondoniense”
Para Amorim a imagem perante a opinião só será resgatada com a real independência do Congresso Nacional dando um fim as medidas provisórias.
Fonte: Yodon Guedes
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a