Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim cobra revisão de 'lei caduca' ao min. agricultura


A revisão urgente do regulamento de inspeção sanitária de produtores de origem animal, datado de 29/03/1952, assinado pelo então ministro da Agricultura, João Cleofas, foi solicitado hoje (21), ao atual titular da pasta Reinold Stefhanes, pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB).

Esse regulamento, de acordo com o parlamentar, está ultrapassado, divorciado da realidade, e tem sido usado por "uma minoria de fiscais mal preparados" do Ministério da Agricultura, de forma arbitrária e inadequada, pois o tal regulamento lhes conferem super poderes, chegando a ponto de alguns afirmarem: 'Eu sou a lei, aqui nem o Ministro da Agricultura manda', reproduz Amorim.

Para comparar as disparidades do regulamento da década de 50, que tem prejudicado os produtores rurais, Amorim exemplifica ao ministro: "Enquanto nós deputados federais, ocupamos um acanhado gabinete de 15 metros quadrados, que mal cabem uma mesa de trabalho e uma poltrona, e com mobiliário e equipamento de informática de péssima qualidade, os empresários (frigoríficos) são submetidos por esse regulamento inadequado e ultrapassado a construírem para a fiscalização verdadeiros elefantes brancos com mais de 170 metros quadrados, toda equipada, mobília de primeira classe e refeições especiais,o que onera pesadamente o custo de produção do frigorífico, o que concorre para tornar a nossa produção pouco competitiva, no mercado externo e até no interno".

Segundo Amorim, Rondônia amarga reflexos negativos advindos do embargo dos países europeus a carne bovina brasileira, já que tem enfrentado forte concorrência com estoques no mercado interno, e não deve ser penalizada ainda mais. "É preciso sensibilidade.Esse regulamento deve ser adequado a nossa realidade, pois quando da sua criação, Rondônia sequer existia como estado".

Amorim defende a criação de novos parâmetros e normas, pois segundo ele, os empresários não podem ficar a mercê de um funcionário, "Às vezes mal preparado para a função, que exorbita da sua competência funcional, causando sérios prejuízos para as empresas. Entendo que a função do estado é de fiscalizar e normatizar, e não criar dificuldades e obstáculos para os empresários que geram empregos e riquezas para o nosso país, e que recolhem seus impostos e pagam os nossos salários", afirma.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)