Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim cobra revisão de 'lei caduca' ao min. agricultura


A revisão urgente do regulamento de inspeção sanitária de produtores de origem animal, datado de 29/03/1952, assinado pelo então ministro da Agricultura, João Cleofas, foi solicitado hoje (21), ao atual titular da pasta Reinold Stefhanes, pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB).

Esse regulamento, de acordo com o parlamentar, está ultrapassado, divorciado da realidade, e tem sido usado por "uma minoria de fiscais mal preparados" do Ministério da Agricultura, de forma arbitrária e inadequada, pois o tal regulamento lhes conferem super poderes, chegando a ponto de alguns afirmarem: 'Eu sou a lei, aqui nem o Ministro da Agricultura manda', reproduz Amorim.

Para comparar as disparidades do regulamento da década de 50, que tem prejudicado os produtores rurais, Amorim exemplifica ao ministro: "Enquanto nós deputados federais, ocupamos um acanhado gabinete de 15 metros quadrados, que mal cabem uma mesa de trabalho e uma poltrona, e com mobiliário e equipamento de informática de péssima qualidade, os empresários (frigoríficos) são submetidos por esse regulamento inadequado e ultrapassado a construírem para a fiscalização verdadeiros elefantes brancos com mais de 170 metros quadrados, toda equipada, mobília de primeira classe e refeições especiais,o que onera pesadamente o custo de produção do frigorífico, o que concorre para tornar a nossa produção pouco competitiva, no mercado externo e até no interno".

Segundo Amorim, Rondônia amarga reflexos negativos advindos do embargo dos países europeus a carne bovina brasileira, já que tem enfrentado forte concorrência com estoques no mercado interno, e não deve ser penalizada ainda mais. "É preciso sensibilidade.Esse regulamento deve ser adequado a nossa realidade, pois quando da sua criação, Rondônia sequer existia como estado".

Amorim defende a criação de novos parâmetros e normas, pois segundo ele, os empresários não podem ficar a mercê de um funcionário, "Às vezes mal preparado para a função, que exorbita da sua competência funcional, causando sérios prejuízos para as empresas. Entendo que a função do estado é de fiscalizar e normatizar, e não criar dificuldades e obstáculos para os empresários que geram empregos e riquezas para o nosso país, e que recolhem seus impostos e pagam os nossos salários", afirma.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)