Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim cobra convocação de general Heleno para discutir questão indígena


   
Para o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) o governo federal precisa empreender ações emergenciais para conter a distensão em marcha, nas terras indígenas na Amazônia – especialmente em Roraima e Rondônia -, com um choque de gestão na Fundação Nacional do Índio (Funai), e dar ouvidos ao Comando do Exército na região.

Esses argumentos o parlamentar usou, na tribuna da Câmara, para reforçar o pedido de convocação do general de Exercito Augusto Heleno, comandante Militar da Amazônia, para discutir questões indígenas, de proteção de terras em áreas de fronteiras, e presença de focos de guerrilha, na Comissão de Agricultura. O pedido foi feito reforçado por Amorim, essa semana, ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, após ameaças de setores do governo em punir como remanejamento burocrático o general após declarações contrárias a condução da política indígena do país.

Todas as decisões da Funai são equivocadas e nada racionais, de acordo com Amorim, e cita como exemplo a transferência da coordenação do órgão em Porto Velho para Ji-Paraná, prejudicando o atendimento aos povos indígenas Karitiana, Karipura e Tenhari, e. mais de 70 servidores e o abandono do Posto do Alto Jamarí .

Em Rondônia há conflitos na reserva Roosevelt, dos Cinta Larga, problemas de demarcação nos Uru-Eu-Wau-Wau, onde índios, segundo Amorim, estão desamparados, sem assistência e as terras sendo objeto de pilhagem de seu material genético e contrabando das riquezas extrativistas.

"O general Heleno, com o seu destemor e elevado espírito de brasilidade e nacionalismo, deu a sociedade brasileira, um alerta do que está ocorrendo na região mais cobiçada do planeta. A questão das terras indígenas no Brasil, assume dimensões que transcende até mesmo a nossa soberania como Nação, sobre as reservas e territórios indígenas em áreas de fronteiras com diversos países, e que é constitucionalmente atribuições das Forças Armadas", afirma Amorim.

Ainda segundo ele, há outros pontos a destacar em favor das posições do general: a existência comprovada de minérios nas terras indígenas, alguns estratégicos para uso nuclear, e de vital importância para as indústrias espacial, bélica e de informática, que vem sendo mapeados inclusive por Ong's internacionais, fatos de amplo conhecimento, e de acordo com Amorim, objetos de relatórios das Forças Armadas e da Agencia Brasileira de Inteligência.

"Na visão global do general Heleno, existem outros aspectos setoriais e políticas de Governo para a região amazônica, pois a Amazônia, não comporta apenas interesses indígenas, pois com a conclusão da chamada Rodovia Transoceânica, que ligará o Estado do Acre a portos do vizinho Peru, no Oceano Pacifico, dará acesso a Amazônia Brasileira aos interesses de países como China, Índia e Japão, relativos aos nossos produtos da biodiversidade tropical, madeira e minérios. Por isso precisamos discutir a questão e reforçar controle e a presença do Exército na região", defende Amorim.
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Alero começa a exibir reportagens especiais sobre a importância do homem do campo

TV Alero começa a exibir reportagens especiais sobre a importância do homem do campo

Em um esforço para destacar a importância da atuação parlamentar em prol de produtores rurais rondonienses, a TV Assembleia produziu uma série de r

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

O ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, recebeu entre os dias 08 e 09 de junho, mais de 500 atletas que participaram do Campeonato Estadual de J

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

O cenário político em Candeias do Jamari se aquece com a recente novidade da pré-candidatura do empresário Daniel Moraes Pit Bull, filiado ao partid

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (11).

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)