Porto Velho (RO) sábado, 14 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Amorim cobra convocação de general Heleno para discutir questão indígena


   
Para o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) o governo federal precisa empreender ações emergenciais para conter a distensão em marcha, nas terras indígenas na Amazônia – especialmente em Roraima e Rondônia -, com um choque de gestão na Fundação Nacional do Índio (Funai), e dar ouvidos ao Comando do Exército na região.

Esses argumentos o parlamentar usou, na tribuna da Câmara, para reforçar o pedido de convocação do general de Exercito Augusto Heleno, comandante Militar da Amazônia, para discutir questões indígenas, de proteção de terras em áreas de fronteiras, e presença de focos de guerrilha, na Comissão de Agricultura. O pedido foi feito reforçado por Amorim, essa semana, ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, após ameaças de setores do governo em punir como remanejamento burocrático o general após declarações contrárias a condução da política indígena do país.

Todas as decisões da Funai são equivocadas e nada racionais, de acordo com Amorim, e cita como exemplo a transferência da coordenação do órgão em Porto Velho para Ji-Paraná, prejudicando o atendimento aos povos indígenas Karitiana, Karipura e Tenhari, e. mais de 70 servidores e o abandono do Posto do Alto Jamarí .

Em Rondônia há conflitos na reserva Roosevelt, dos Cinta Larga, problemas de demarcação nos Uru-Eu-Wau-Wau, onde índios, segundo Amorim, estão desamparados, sem assistência e as terras sendo objeto de pilhagem de seu material genético e contrabando das riquezas extrativistas.

"O general Heleno, com o seu destemor e elevado espírito de brasilidade e nacionalismo, deu a sociedade brasileira, um alerta do que está ocorrendo na região mais cobiçada do planeta. A questão das terras indígenas no Brasil, assume dimensões que transcende até mesmo a nossa soberania como Nação, sobre as reservas e territórios indígenas em áreas de fronteiras com diversos países, e que é constitucionalmente atribuições das Forças Armadas", afirma Amorim.

Ainda segundo ele, há outros pontos a destacar em favor das posições do general: a existência comprovada de minérios nas terras indígenas, alguns estratégicos para uso nuclear, e de vital importância para as indústrias espacial, bélica e de informática, que vem sendo mapeados inclusive por Ong's internacionais, fatos de amplo conhecimento, e de acordo com Amorim, objetos de relatórios das Forças Armadas e da Agencia Brasileira de Inteligência.

"Na visão global do general Heleno, existem outros aspectos setoriais e políticas de Governo para a região amazônica, pois a Amazônia, não comporta apenas interesses indígenas, pois com a conclusão da chamada Rodovia Transoceânica, que ligará o Estado do Acre a portos do vizinho Peru, no Oceano Pacifico, dará acesso a Amazônia Brasileira aos interesses de países como China, Índia e Japão, relativos aos nossos produtos da biodiversidade tropical, madeira e minérios. Por isso precisamos discutir a questão e reforçar controle e a presença do Exército na região", defende Amorim.
 
Fonte: Yodon Guedes

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári