Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim apela ao Judiciário para ampliar presídios


O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) disse que vai pedir ao Poder Judiciário o cumprimento das obrigações da União e do Estado, quanto à ampliação de unidades prisionais em Rondônia, e adoção de programas de ressocialização para evitar “as tragédias anunciadas” como a ocorrida nesta terça-feira (2), no presídio Urso Branco em Porto Velho.

De acordo com a Secretaria Estadual de Assuntos Penitenciários (Seapen), três pessoas morreram – um agente e dois presos - em confronto durante tentativa de fuga.

Amorim também reiterou audiência pública, em Porto Velho, à Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário da Câmara Federal para verificar o sistema prisional de Rondônia, nas unidades Urso Branco, Panda e Ênio Pinheiro, na capital. A audiência, segundo ele, visa discutir medidas que possam tornar o sistema mais humano.

O pedido foi feito ao presidente da CPI, deputado Neucimar Fraga (PR-ES).  A CPI investiga problemas de superlotação - o que ocorre no complexo prisional de Rondônia - sistema de saúde das unidades, a atuação de facções criminosas no sistema, a situação das mulheres presas, a corrupção e os gastos tidos com o setor.

“Queremos juntar Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Vara de Execuções Penais, e entidades defensoras dos Direitos Humanos, para ver esse” caldeirão do inferno" (os presídios) que se tornou cada unidade prisional, principalmente o Urso Branco. É um amontoado de pessoas feitos bichos. Tem 900 presos em celas com capacidade de apenas um terço desse total. Em todo o Estado estima-se, porque não se sabe ao certo, uma população carcerária de mais 3 mil quando a capacidade seria de apenas a metade”, afirma o parlamentar.

De acordo com Amorim, é chegado o momento de cobrar e adotar providências para evitar essas sucessivas “mortes anunciadas”. Segundo ele, os Governos têm que investir na ampliação das unidades, em programas de reintegração social do condenado, trazendo experiências bem-sucedidas que promovam um tratamento mais humano dos presos por meio do trabalho. “Eu sempre disse que não se pode cruzar os braços alegando falta de recursos, e amontoando pessoas como se fossem bichos. Temos que fazer alguma coisa", disse Amorim.

O deputado também chamou a responsabilidade de todas autoridades para melhorar o sistema prisional de Rondônia, que amarga  processo na Organização dos Estados Americanos (OEA) por desrespeito a normas internacionais de direitos humanos no presídio Urso Branco. 

Fonte: Yodon Guedes 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)