Quarta-feira, 11 de abril de 2007 - 16h33
Ante a iminência de uma nova chacina nas terras indígenas dos Cinta-Larga, em Roosevelt, próxima a Espigão do Oeste, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) formalizou hoje (11), ao ministro da Justiça, Tarso Genro, o envio de força tarefa Polícia Federal e Funai - para dentro da área e de policiais militares de Rondônia para ajudar no combate a pistolagem e tráfico de drogas no entorno.
No mês passado, o governador Ivo Cassol externou a disposição de colaborar com os órgãos federais, caso convocado, já que a reserva é jurisdicionada a União.
Amorim relatou ao ministro Tarso Genro que há um clima de tensão na área "reinando" desde 2004, quando 29 garimpeiros foram brutalmente assassinados. "Até hoje não temos conhecimento das ações da PF e da Funai, fato este que aumenta a tensão e o risco do conflito anunciado entre garimpeiros e índios", disse Amorim.
O alerta de que nova chacina está para acontecer na reserva vem sendo feito desde o mês passado, inclusive, lembra Amorim, na mídia nacional. O deputado espera que o ministro aceite a colaboração do Governo de Rondônia. "Até porque acontece coisas contraditórias no Estado. Para proteger mineradoras na reserva Nacional do Jamari (também jurisdicionada a União) a força policial da PM tem entrado e sempre está lá dentro para ameaçar os garimpeiros que trabalham no Cachoeirinha. A autorização, nesse caso, tem partido de quem?", questiona o parlamentar.
Amorim se disse confiante numa ação emergencial do ministro para evitar conflitos, mas adverte que: "por dever de lealdade com o governo Lula, alerto Vossa Excelência que se pela incúria da Polícia Federal e da Funai, ocorrer um novo conflito, acionarei o Ministério Público Federal, responsabilizando por crime de omissão os seus gestores".
Fonte: Yodon Guedes
Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações
Surgem especulações que Sérgio Gonçalves pode ser indicado para TCE. Ele rejeita esta possibilidade
Veja a reportagem:
Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade
Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr
A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es