Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Amorim aciona justiça e ministro para cumprimento da Lei de Gestão de Floresta



O Ministério Público Federal, Justiça Federal (1ª Região) e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, vão ser acionadas a partir de segunda-feira (28), pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), para cobrar transparência do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), e cumprimento da Lei de Gestão de Florestas Públicas, quanto à continuidade da concessão para uso das florestas públicas em Rondônia.

O SFB, órgão do Ministério do Meio Ambiente, é responsável pelo processo que permite empresas privadas explorar 96 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, em fase de licitação.

Amorim apóia ação popular na Justiça Federal contra o processo conduzido pelo SFB em Rondônia, e alega que o órgão tem mantido a mesma estratégia para burlar a lei e beneficiar e direcionar a licitação a grupo ligado ao capital estrangeiro.

Na quarta-feira passada, segundo ele, o SFB, de "forma secreta" e deliberada promoveu reunião no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Velho, para discutir "com meia dúzia de indivíduos" a condução da exploração de florestas públicas em Rondônia sem o envolvimento dos eventuais beneficiados, conforme preceitua a Lei de Gestão de Florestas, nem os agentes públicos e políticos – nem bancada federal, estadual, e Governo do Estado – foram convidados.

"A reunião foi às escondidas, sem ampla divulgação. Fizeram a mesma armação da vez passada, objeto de denúncia e ação popular que tramita na Justiça. Às escondidas, sob alegação de reunião técnica levaram o representante do Ibama, o deputado Valverde, padrinho político, e quatro sem terra, para alegar, em ata, que cumpriram as exigências da lei. Isso é uma imoralidade. Uma afronta a lei, com intuito claro, mais uma vez de lesar o Estado e beneficiar um grupo. A Justiça precisa coibir essa afronta e validar o que determina a lei", reclama o parlamentar.

Flona Bom Futuro

No documento a ser enviado ao ministro do Meio Ambiente, Amorim vai acrescentar também, duas outras situações pendentes no Estado: a legalização de um assentamento de 800 famílias em Cujubim, com área já desapropriada, mas ainda não indenizada pelo Governo Federal, e alteração da Flona do Bom Futuro para legalizar os posseiros que vivem na área há mais de 20 anos. Ele parabeniza o acordo firmado entre o ministro e o Governo do Estado, de criar um grupo de trabalho, na segunda-feira, para estudar a forma legal de validar a área para os posseiros. "Fomos o primeiro a propor esse tipo de ação ao Governo quando estivemos no Senado. Agora, vemos o compromisso de se legalizar essa pendência. É um grande passo. Esperamos, quando da vinda do ministro, que já traga as soluções tanto para Bom Futuro quanto Jamari", afirma o parlamentar. 
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)