Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ambulanchas funcionam normalmente, garante Semusa



O Serviço de Urgência SAMU Fluvial, popularmente chamado de Ambulancha, presta assistência pré-hospitalar a pacientes que necessitam de atendimento de urgência e emergência clínica ou traumática ainda no local da ocorrência. O transporte das vítimas deve obedecer a critérios técnicos e seguros, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), até que o paciente possa ser atendido por um serviço de saúde com mais recursos, dando continuidade à assistência. Esse procedimento diminui o risco e aumenta as chances de sobrevida da vítima.

Desde que começaram a funcionar, em abril deste ano, as ambulanchas colocadas à disposição dos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama já atenderam milhares de pessoas entre as três localidades. As ambulanchas funcionam devidamente licenciadas pela marinha do Brasil, através da capitania dos portos de Porto Velho. Os pilotos foram capacitados também pela Marinha do Brasil.

Para São Carlos, a ambulancha veio de um Convênio com o Ministério da Saúde e atua como suporte básico, com os equipamentos normatizados para o atendimento de urgência e emergência. Em Nazaré e Calama – as ambulanchas vieram através de um termo de doação do Ministério da Saúde, em contrapartida a  adesão do município ao serviço de SAMU no Baixo Madeira. As ambulanchas avançadas (Calama e Nazaré) têm capacidade de atuar como atendimento avançado (UTI). No momento, elas estão atuando como suporte básico, com a mesma função da equipe da São Carlos.

As ambulanchas são equipadas e ficam à disposição da população 24 horas por dia. O atendimento é feito por uma equipe de técnicos de enfermagem com capacitação em atendimento em urgência e emergência, supervisionados por enfermeiros e médicos das Equipes de Saúde da Família que atuam nos distritos. Nos finais de semanas, os médicos que fazem parte do programa Saúde da Família também supervisionam o atendimento clínico e ambulatorial nas ambulanchas.

Os moradores que nunca tiveram atendimento médico, a não ser que viessem para a capital, têm muitas vantagens com o atendimento das ambulanchas. Além de dispensar o deslocamento, o usuário dispõe de um atendimento básico mais rápido e eficaz. Para os técnicos em enfermagem que fazem o atendimento na própria localidade é uma experiência nova e bastante gratificante.

O projeto SAMU fluvial ainda está em fase de implantação e nos próximos passos está a reforma do Barco Hospital que vai funcionar como Central de Atendimento de referência do SAMU em Nazaré, possibilitando a interligação da rede comunicação com o SAMU terrestre, realizando o atendimentos que estabilizam pacientes com quadros agudos  e oferecendo maior apoio diagnóstico, como RX e Eletrocardiograma aos pacientes.

Fonte: Nara Vargas
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)