Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

AMB: A maioria dos candidatos nas 'listas sujas' é de Rondônia



"Lista suja" do Ibama tem 38 candidatos
 
 
Eles não foram "fichados" pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), mas têm um currículo que pode ser considerado "sujo" pelos eleitores. Pesquisa feita pela Folha mostra que ao menos 40 candidatos a prefeito, vice ou vereador no país já foram flagrados explorando trabalho escravo ou cometendo alguma irregularidade em áreas da Amazônia.

O dado é resultado do cruzamento das candidaturas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com as "listas sujas" do Ministério do Trabalho e do Ibama. Isso não significa que os candidatos respondam a processos.

No dia 6 de agosto, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que os candidatos que não foram condenados em última instância podem concorrer nestas eleições. Para o vice-presidente da AMB Cláudio Dell'Orto, com a decisão do Supremo, os candidatos das "listas sujas" devem ser julgados pela população. "Quem vai ser o juiz dessa causa é o eleitor."

Entre os candidatos na "lista suja" do Ministério do Trabalho está o presidente da Câmara Municipal de Marabá (PA), Miguel Gomes Filho (PP), o Miguelito, que tenta se reeleger. Em 28 de julho, três pessoas foram resgatadas de sua fazenda em Itupiranga (PA).

"Isso é uma brincadeira. Sou um homem honrado. O rapaz que mora em um assentamento ao lado da fazenda com o filho e a nora foi fazer uma cerca e dizem que é trabalho escravo. O engraçado é que eles ainda moram ali", afirma o vereador, que não acha que será prejudicado por estar na lista.

Oito trabalhadores foram libertados de fazendas de Joaquim Gameleira (DEM), candidato a vereador em Santa Fé de Minas (MG). A reportagem não conseguiu localizá-lo até o fechamento desta edição.

Entre os 38 políticos com áreas embargadas pelo Ibama por problemas ambientais está o prefeito e candidato à reeleição em Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero (DEM), que disse que a inclusão de seu nome na lista é "perseguição política" do governo federal.

Outros 11 candidatos a prefeito, seis a vice e 20 a vereador estão na lista do Ibama - disponível no site do órgão - e concorrem em outubro.

Em Vilhena (RO), uma das chapas à prefeitura é composta por Melkisedek Donadon e Rosani Donadon (vice), marido e mulher, ambos do PMDB, e cada um com área embargada em seu nome no Ibama. A Folha tentou falar com os dois na casa e no celular, sem sucesso.

Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos candidatos nas "listas sujas" é de Rondônia: 14 concorrem no Estado (35% do total). Já o partido com mais políticos na lista é o PMDB: são nove candidatos da legenda.

Outro lado

Multado pelo Ibama em R$ 30,6 milhões por danos ambientais em sua fazenda - na terra indígena Raposa/Serra do Sol -, o prefeito Paulo César Quartiero (DEM) quer a reeleição e é líder arrozeiro em Pacaraima (RR).

"Questiono a multa, mas me sinto honrado em estar nesta lista. Meu único crime ambiental é ser contra as pessoas que venderam a Amazônia brasileira e, agora, querem fazer a entrega."

"Essa multa foi em razão de não concordarmos com a demarcação da Raposa/Serra do Sol e por sermos contrários a esse desgoverno Lula", afirmou Quartiero, que já foi preso sob acusação de ordenar um ataque a índios.

Segundo o Ibama, dois terços do valor são por degradação em Áreas de Preservação Permanente, como nascentes e cursos d'água. Um laudo foi produzido a partir da comparação de imagens recentes da área com outras captadas por satélite em 20 anos.

Quartiero nega o crime ambiental e diz que atuação do Ibama é "lastimável". "Por isso que me orgulho de fazer parte da lista. Significa que estou no lado sadio da sociedade." Para ele, as questões fundiária e ambiental serão o centro das eleições de RR.

Fonte:
THIAGO REIS
da Agência Folha
RODRIGO VARGAS


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)