Quinta-feira, 14 de outubro de 2010 - 10h21
A prefeitura de Porto Velho fará entrega de Certificados para 120 alunos que participaram dos diversos cursos e oficinas de qualificação profissional na Casa Brasil, durante o segundo semestre de 2010. O evento acontecerá na quinta-feira (21), no mesmo local, que fica localizada na Avenida Mamoré, bairro Três Marias, setor Leste da capital rondoniense.
Conforme a chefe da divisão de apoio a ciência e tecnologia da Casa Brasil, Liliane Sayonara de Melo (Nina), dentre os cursos oferecidos estão reciclagem de computador, manicure e pedicuro. As oficinas realizadas foram: violão, arranjos de E.V.A, produção de eventos, arranjos com jujuba, produção de rádio e vídeo. “A Casa Brasil fez uso do seu espaço para a difusão de conhecimento e do local, através de ações voluntárias dos membros da comunidade”, declarou.
Os próprios formandos decidiram organizar a cerimônia de entrega dos certificados. A turma de produção de eventos está na coordenação e tem um locutor oficial para apresentar as autoridades; a decoração será feita pelos alunos do curso de arranjos de E.V.A; as turmas de produção de rádio e vídeo farão exibição de uma amostra do trabalho que fizeram.
Segundo Liliane Sayonara, a Casa Brasil está expandindo o foco de qualificação para o mercado de trabalho e a inclusão social das pessoas. “Estamos trabalhando a partir da construção coletiva de conhecimentos dentro dos campos científico, técnico e popular. Com isso, também valorizamos as pessoas dispostas a trabalhar de forma voluntária em benefício de outras”, explicou.
Outras oficinas
Até o final de 2010, mais três atividades serão realizadas pela Casa Brasil; um curso de doces e salgados, uma oficina de bordados natalinos e outra de arranjos (flores) de E.V.A. “Com esses conhecimentos, os alunos poderão aproveitar as festas de final do ano para aumentar a renda familiar”, disse. Nina agradece todo apoio e o incentivo do prefeito Roberto Sobrinho, nas ações da Casa Brasil.
Serviços
Liliane Sayonara também informa que a Casa Brasil está sendo cada vez mais reconhecida como um espaço comunitário, um local para atender outras necessidades dos moradores da região Leste de Porto Velho, uma das mais carentes. “Sempre que necessário, o auditório é cedido para realização de casamentos, aniversários e batizados”, afirma. No local, ainda funciona uma sala de leitura, curso de inglês para crianças e cursinho pré-vestibular.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)