Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alunos municipais se destacam em exposição comemorativa da Marinha


Em alusão à Semana da Marinha, comemorada de 11 a 15 de dezembro, alunos da rede municipal de ensino de Porto Velho produziram uma exposição de artes plásticas, com telas confeccionadas por eles. As 32 obras e outras, produzidas pelos artistas plásticos Luciano Pinheiro e Wanderley Júnior, ficaram expostas no espaço Madeira Mamoré da Casa de Cultura Ivan Marrocos.

Os alunos são do 8º e 9º ano do ensino fundamental que passaram por um teste de aptidão concorrendo com mais de 200 inscritos e tiveram aulas de pintura com os artistas plásticos, no ateliê Arte Moldura. As obras retratam a riqueza das águas nas cinco regiões brasileiras, com o tema "O jovem navega na arte pintando o Brasil". O Velho Chico – Rio São Francisco, a transparência e a piscosidade das lagoas de Bonito-MS, as Cataratas do Iguaçú e os mitos e mistérios do Rio Madeira estão entre os cenários imortalizados nas telas que, agora, segundo Luciano Pinheiro, "serão doadas aos patrocinadores e pessoas que ajudaram no projeto".

O resultado final dos trabalhos surpreendeu aos idealizadores do projeto e até mesmo aos alunos, que tiveram a oportunidade de desenvolver uma aptidão que muitos deles desconheciam que têm. "Eu confesso que fiquei muito surpreso e maravilhado com o resultado. Sabíamos que iríamos encontrar alguns talentos, mas foi muito além do que imaginávamos", conta o artista.

A exposição de artes plásticas faz parte do III Projeto Marinharte, que este ano teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A diretora do Departamento de Educação (DE) da Semed, Maria Geovana Rodrigues Bariani, disse que a secretaria espera renovar a parceria com a Marinha e, se possível, atender a um número maior de alunos no próximo ano. "Nós sentimos que os nossos alunos se descobriram e cresceram com esse projeto. O Luciano teve a sensibilidade de captar o talento dos alunos e ajudá-los a descobrir e a desenvolver esse talento", cita Geovana.

Participaram do projeto os alunos Tiago de Jesus Marques e Camila Gabriela da Silva Ramos, da escola Wadih Darwich Zacarias; Adriane Duarte, Elvis Kalarán e Bruno Pinheiro, da escola João Ribeiro; Fernanda Lima, Suelen Cristine e Anita Wendy, da escola Padre Chiquinho e Elton Almeida, Leandro e Eduardo, da escola Joaquim Vicente Rondon.

Fonte: ASCOM

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol presidiu sessão solene de entrega de votos de louvor aos agentes de crédito do Programa de Apoio às Micro e P

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, nesta sexta-feira (27), o troféu da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, reconheci

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)