Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alunos do Supera Brasil realizam palestras sobre Acidentes de Trabalho


 
Os alunos do curso ‘Multiplicadores de Saúde’ do programa social Supera Brasil ministram várias palestras sobre Acidentes de Trabalho para funcionários de empresas a partir de hoje (17/03), às 11h30 no canteiro de obras na rua Amazonas, bairro São Cristovão em Porto Velho. Serão três dias de palestras: 17, 18 e 20 de março em empresas de áreas como distribuição de medicamentos, construção civil e automóveis. Os estudantes irão conscientizar os ouvintes sobre a prevenção de doenças geradas pelo trabalho em atividades práticas do curso. Cerca de 180 pessoas serão atendidas pela ação. 

Os 200 alunos serão divididos em grupos de quatro e distribuídos em locais diferentes. Os palestrantes vão apresentar as principais doenças do trabalho, os equipamentos de proteção e as medidas preventivas. Haverá entrega de material informativo produzido pelos próprios estudantes. 

Acidentes 

A professora do curso, Miriã F. Boâ comentou que os casos de acidentes de trabalho geram prejuízos para o trabalhador, a empresa e a sociedade com danos financeiros, físicos e emocionais aos envolvidos. 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes de trabalho são responsáveis por grande parte dos afastamentos do serviço e somam, em média, 270 milhões por ano no mundo. Conforme os dados da OIT, há 160 milhões de casos de doenças ocupacionais e dois milhões de mortes por acidente de trabalho ao ano em todo o mundo. De acordo com relatório apresentado durante o Congresso Mundial de Segurança Ocupacional e Saúde no Trabalho em 2002, as áreas de trabalho com maior número de ocorrências são a agricultura, a construção civil e a atividade madeireira. 

Para a professora do curso, a iniciativa é importante para os alunos se conscientizarem e se preparem para a prevenção de doenças. 

“Nossos alunos multiplicam conhecimentos e saúde ao conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes de trabalho e exercem a cidadania”, comentou o idealizador do programa, Valdeci Machado. 

O curso ‘Multiplicadores de saúde’ prepara o aluno para atuar na área da saúde e orienta sobre a elaboração do currículo, o mercado de trabalho e entrevista de emprego. A capacitação dura seis meses, é gratuita e oferece suporte como uniforme, alimentação e vale-transporte. 

Programa 

O Supera Brasil é um programa social idealizado pelo empresário do ramo de drogarias, Valdeci Machado em 2006 e oferece capacitação social, atendimento à saúde, artes e lazer. Mais informações pelos telefones: 3217.9393/9391 ou pelo o site: www.superabrasil.com.br.

Fonte: Dalila Nogueira

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)