Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alianças de partidos só visam às próximas eleições


Gente de Opinião


Para que serve uma frente política? Em geral nasce com o importante objetivo de unir e organizar as ações políticas voltadas para a realização de mudanças, sob a orientação de um projeto político novo e reformador, ou seja, requer que se discutam idéias, que se organize os partidos em torno de determinadas linhas de ação. Será que é isto o que move as novas frentes políticas que foram formadas em Rondônia? Quando examinamos as novas alianças que os partidos fazem no estado o que parece bastante claro é que se trata apenas de uma forma de se fortalecer as instituições raquíticas que possuem para tentar ter algum peso nas próximas eleições. A grande verdade é a de que os partidos políticos sobrevivem de alguns nomes regionais que pesam mais do que as suas legendas. Assim o que se vê é que os caciques se juntam para ter um peso na negociação e, fazer como fez, na eleição passada, Mauro Nazif, que, na última hora, rasgou tudo que havia acordado para se aliar ao Partido dos Trabalhadores. A verdade é que, na política, somente se pensa nas próximas eleições e na sobrevivência.

PDT e DEM partiram na frente

Já foram anunciadas três grandes alianças em Rondônia. A primeira delas envolve a Executiva Municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Porto Velho que esclareceu de forma pública que tem o pensamento voltado para a disputa da sucessão do atual mandatário do Executivo Municipal de Porto Velho. Assim o partido de Leonel Brizola tem direcionado suas ações neste sentido, tem mantido contatos com diversas agremiações políticas para a formalização de uma aliança que possa levar convergir para uma candidatura de consenso entre os partidos que venham a compor com o PDT. Os dirigentes pedetistas disseram que o PDT já está em entendimentos com o DEM, para que, juntos, possam participar do pleito eleitoral que se avizinha e que estas conversas podem culminar com uma aliança para as disputas de candidaturas majoritárias nos 52 municípios rondoniense, conforme pretende o senador Acir Gurgacz (PDT), e que - de forma democrática, tem dado liberdade para que os diretórios municipais possam conduzir os arcos de alianças políticas, especialmente em Porto Velho.

O advogado Pedro Wanderley, presidente do Diretório da Executiva Municipal do PDT de Porto Velho, afirmou que tem trabalhado exaustivamente para que composições de alianças possam ser formalizadas nas próximas semanas e, paralelamente, tem ouvido os filiados, militantes e simpatizantes do PDT da Capital na busca de entendimento que possa nortear o destino da futura composição de partidos para as disputas da Prefeitura de Porto Velho. "Estamos conversando com o DEM. Há um compromisso dos partidos em buscar o melhor para uma futura coligação e vamos dar continuidade ao trabalho em busca de novos parceiros, pois há um entendimento que diversas agremiações gostariam de somar com o atual grupo que está se formando e, de forma participativa, amadurecer o entendimento e traçar as diretrizes que devem ser tomadas para os futuros encontros e debates", afirmou Pedro Wanderley. Como bom articulador político, os membros da Executiva Municipal do PDT de Porto Velho querem uma participação maior dos eleitores de Porto Velho e, gradativamente, estão somando as participações de importantes lideranças da sociedade civil organizada no contexto da formação de um grupo político suprapartidário e que esteja determinado a trabalhar por uma vitória nas eleições do próximo ano. Na avaliação dos dirigentes pedetistas, o PDT consegue fortalecer o grupo formado com o DEM e para tanto, sabe da importância de manter as constantes reuniões e promover encontros para que a aliança venha se consolidar e que seja ampliada no transcorrer dos próximos 60 dias, pois as articulações políticas estão em andamento e fazem parte de toda uma estratégia com vistas ao pleito eleitoral de 2012 e que mostra condições de ganhar a sucessão municipal de Porto Velho.

PSDB, PV e PR formam aliança

Na última semana foi realizada uma reunião, na sede do PSDB em Porto Velho, que contou com a presença de membros da executiva de cada um dos partidos que resolveram formar uma nova aliança. O Partido Verde, do deputado federal Lindomar Garçon; o Partido da República, do ex-vice-governador Miguel de Souza; e o PSDB, do ex-senador Expedito Júnior, se reuniram em Porto Velho, para anunciar oficialmente a aliança visando as eleições municipais de 2012 em todo o Estado – mas também de olho nas eleições de 2014. A reunião contou com a presença de membros da executiva de cada um dos partidos que integrarão a aliança. Dos três líderes partidários, um deles será candidato a prefeito de Porto Velho. PR, PV e PSDB estarão unidos nos 52 municípios do Estado. Esta aliança pode se ampliar, recebendo a adesão de outros partidos.

Segundo o deputado federal Lindomar Garçon os três partidos estão conscientes que este acordo vai mexer com muitos interesses de outros partidos, mas estamos unidos e este acordo vai permanecer e vamos eleger o maior número de prefeitos e vereadores de Rondônia. O ex-senador Expedito Júnior presidente regional do PSDB disse que no momento não temos candidatos e no momento certo vamos escolher o nome do grupo para disputar a prefeitura de Porto Velho e nos outros 51 municípios.

As novas alianças mudam alguma coisa?

Quando se examina a próxima eleição, sem dúvida, a maior disputa será pela prefeitura da capital. E quem tem maiores condições políticas para eleger o prefeito? Na prática os dois grandes partidos com maiores condições de eleger alguém são o PMDB e o Partido dos Trabalhadores-PT e ainda pesa, e muito, o nome do senador Cassol, mas, mesmo quem for apoiado por ele ao menos que consiga aglutinar por seu próprio nome terá mais dificuldades numa eleição, de vez que a força política de Cassol é muito maior no interior.

O PMDB tem uma aliança política com o Partido dos Trabalhadores (PT) do ex-presidente Lula e da presidenta da República, Dilma Rousseff, no plano nacional. Mas, a nossa maior aliança é com o povo brasileiro. A afirmação do presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp foi feita durante o Encontro “Estradas e Bandeiras – rumos a 2012” realizado em Porto Velho, no dia 25 último, pela Fundação Ulysses Guimarães(FUG) em parceria com o partido.

Para o senador a orientação da executiva nacional é o lançamento de candidaturas próprias para prefeitos e vereadores, em todos os municípios nas eleições de 2012. Onde for possível a manutenção de alianças já existentes, a Executiva Nacional deixará a critério dos diretórios regionais e municipais, uma definição nesse sentido, disse o presidente Raupp.

A terceira força Frente Socialista Democrata Trabalhista

Os partidos da Frente Socialista Democrata Trabalhista, formada pelo PSDC, PSD, PHS, PTN, PTC e PT do B, foi realizada em reunião entre os presidentes regionais Jair Montes (PTC), o Mauro Brisa (PTN), Herbert Lins (PHS), Edgar do Boi e Clodoaldo (PSDC), e os presidente municipal deputado Hermínio Coelho (PSD). Eles iram formalizar a frente em uma coletiva para a imprensa que de acordo com Jair Montes e Mauro está deverá na Assembleia Legislativa na quita-feira ás 9 horas.

Fonte: Jornal Alto Madeira
 

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Gente de Opinião Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)