Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alex Testoni apresenta projeto que regula contratação de empresa que elabora livro escolar


Com o propósito de evitar e, ao mesmo tempo, impedir a inserção de dados errados sobre a história e a geografia de Rondônia em livros e apostilas que serão distribuídos aos alunos da rede pública, o deputado Alex Testoni (PTN) apresentou na Assembléia Legislativa de Rondônia projeto de lei que visa regular a contração por parte do Governo do Estado, de suas Secretarias, Autarquias e Empresas de Economia Mista de empresas para produção, redação, edição e impressão do material a ser adotado pelos estabelecimentos de ensino da rede estadual.

O artigo primeiro do projeto apresentado pelo primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa estabelece que “fica proibido o Governo do Estado de Rondônia, suas Secretarias de Estado, Autarquias e Empresas de Economia Mista a contratar empresas que não tenha em seus quadros profissionais educadores, historiadores, pedagogos, sociólogos, escritores e jornalistas com notório conhecimento dos fatos da nossa história político-administrativa, nossos aspectos culturais, sociais, ambientais, geográficos e a formação pioneira do Estado de Rondônia para os casos de elaboração, edição, redação e a impressão de apostilas escolares para a distribuição na rede de ensino público e qualquer outro material promocional de Rondônia”.

Alex Testoni quer também que, no processo licitatório que envolva a contratação desse serviço, a empresa apresente currículo e certidões dos profissionais habilitados, cabendo a entidades rondonienses a expedição e comprovação dos notórios conhecimentos dos profissionais sobre os fatos e história do Estado a serem impressos e distribuídos pelo Poder Executivo. O parlamentar entende que estão credenciadas para a certificação e habilitação profissional e devido conhecimento as seguintes entidades: Academia Rondoniense de Letras, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia, Secretaria de Estado de Cultura e Esporte, Conselho Estadual de Educação e Cultura e Sindicato dos Fotógrafos e Cinegrafistas Profissionais de Rondônia.

“A pressente propositura quer impedir falha gravíssima ocorrida no início deste ano letivo, quando a Seduc contratou empresa privada para fornecer 50 mil livros, mais precisamente apostilas escolares com temas da nossa geografia e os fatos históricos, cujo conteúdo impresso, cometeu um lastimável erro aos fatos e momento da nossa formação de Território e posterior Estado Federado da República do Brasil. Acreditamos que se não forem tomadas medidas, poderão se repetir fatos iguais, já que não há legislação específica que regule a matéria. Nossa preocupação é criar a lei para normatizar a contratação de empresas que prestam serviços na elaboração de material educativo sobre a nossa história e aspectos geográficos”, completou Alex Testoni acreditando na aprovação de seu projeto de lei pela Assembléia Legislativa.

Fonte: Decom - Carlos Neves

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)