Terça-feira, 17 de outubro de 2017 - 11h45
Oficiais e sargentos da Polícia Militar, delegados e escrivães da Polícia Civil e policiais rodoviarios Federal, estão participando do primeiro Curso de Mediação Policial, que começou ontem (16) e termina sexta-feira (20) em Porto velho. Organizado pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) em parceria com o município de Vila-Real, Espanha, acontece pela manhã e a tarde, na Uniron do Shopping, em Porto Velho.
O curso faz parte do programa Rondônia Mais Segura e tem como objetivos proporcionar aos participantes os conhecimentos teóricos e práticos, técnicas e ferramentas que lhes permitam adquirir habilidades específicas para desenvolver o papel de mediação da polícia nas áreas que são necessárias, como a comunidade, a família e a escola.
Com uma carga horária de 42 horas-aula, o curso proporciona aos discentes o aprimoramento nas seguintes disciplinas: conceitos iniciais de mediação policial, legislação aplicada, polícia de proximidade, conflitos de massa, ferramentas e estratégias de mediação, operacionalização de mediação e motivação e resiliência.
O curso de Mediação Policial conta com a participação dos especialistas espanhóis em mediação policial do município de Vila-Real, secretário Municipal de Segurança Cidadã, Antonio Javier Serralvo Guraque; Intendente General Jefe, José Ramón Nieto Rueda; os inspetores de La Polícia Local, Rosa Ana Gallardo Campos e José Ramón Martinez Martinez; e o oficial de La Polícia, Salvador Guerreiro Robles.
O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Lioberto Caetano, fez a abertura da aula inaugural, falando que a ideia de mediação é uma inovação para Rondônia que visa aproximar a polícia do cidadão, fazer o policial se relacionar melhor com a população. “A grande meta é capacitar para que no ambiente das polícias elas possam resolver conflitos antes de chegar às delegacias e os tribunais”.
Segundo ele, o governo quer permitir a polícia mais próxima da população e o fomento da cultura de paz. “Estamos promovendo o maior curso de mediação policial feito no Brasil com um número expressivo de alunos e de instrutores espanhóis. Um curso notável que vai fazer toda a diferença com a possibilidade de se repensar um novo modelo de segurança pública”.
A expectativa do delegado-geral da Polícia Civil, Elizeu Muller, é aproximar o policial da sociedade. Ele citou que Rondônia deu um grande avanço com a criação dos Núcleos Especiais Criminais de Resolução Consensual de Conflitos Relativos a Infrações de Menor Potencial Ofensivo (Necrim), que irá possibilitar que a Polícia Civil se aproxime ainda mais do cidadão, além de diminuir a criminalidade.
“Essa é uma nova perspectiva do emprego do policial militar, ou seja, um emprego humanizado, com visão mais comunitária, com foco na resolução dos conflitos antes de se tornarem um problema de ocorrência policial grave”, definiu o chefe do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, capitão Renato Suffi.
Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi
Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)
Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça
Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav