Sexta-feira, 6 de maio de 2011 - 05h51
A Prefeitura de Porto Velho assinou nesta quinta-feira, 05, o Termo de Adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente. Criado em 1999, o programa visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais no setor público. A solenidade aconteceu no auditório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).
O secretário de Meio Ambiente de Porto Velho, José Gadelha, que representou o prefeito Roberto Sobrinho, informou que o A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais nas repartições públicas que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços, até a gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados, tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho. “O setor público, seja ele federal, estadual ou municipal, é um dos maiores consumidores dos recursos naturais e precisam utilizar esses recursos de forma racional. E isso representa na prática, uma mudança de comportamento. E é isso que temos que trabalhar com os servidores da prefeitura. E Porto Velho é o primeiro município do Estado a aderir a agenda”, disse.
Gadelha adiantou ainda, que cada secretaria indicará um representante para formar uma comissão, que vai coordenar uma série de procedimentos, entre os quais a padronização de ações, discussão e gerenciamento de impactos ambientais, identificação de pontos críticos e definição de procedimentos adequados.
Responsabilidade sócioambiental
O representante do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Abreu, foi enfático em afirmar que a agenda foi criada com o objetivo de executar e fazer executar a política nacional e as diretrizes fixadas para a preservação do meio ambiente. “Tanto a proteção ambiental, em face da crescente demanda, como a potencialização de novas possibilidades de oferta ambiental, adquirem importância extraordinária, com a A3P, cuja influência sobre o desenvolvimento se torna cada vez mais relevante. Além de que, uma abordagem básica relacionada às preocupações ambientais constitui-se na utilização positiva do meio ambiente no processo de desenvolvimento. Trata-se da valorização de recursos que ainda não haviam sido incorporados à atividade econômica”, frisou.
Ele também lembrou que a responsabilidade socioambiental inicia com a decisão de mudar e exige mudanças de atitudes e de práticas. O grande desafio consiste em transformar discurso em prática, e intenção em compromisso. Os princípios da responsabilidade socioambiental demandam cooperação e união de esforços em torno de causas significativas e inadiáveis.
A A3P é uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados, para a mudança de hábitos e a difusão do programa.
Sem descartáveis
A coordenadora da A3P em Porto Velho, Camila Azzi, da Sema, lembrou que a Agenda Ambiental na Administração Pública, começou a ser implantada na capital, antes mesmos da oficialização da adesão. A semente foi plantada na própria Sema, com a eliminação do uso de copos descartáveis. “Na Sema, cada servidor já usa um kit que foi doado a eles com uma garrafinha para a água e dois copos. Um para líquidos frios, que pode ser água, suco ou refrigerante e o outro para os líquidos quente, como chá ou café. Essa é a primeira iniciativa que iremos levar às demais instituições municipais”, informou.
Outras medidas a serem adotados é a Coleta Seletiva Solidária no âmbito das secretarias, o uso de papel reciclado, impressão frente e no modo econômico, compra de material de procedência sustentável, economia no uso de água e energia elétrica, entre outras.
fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e