Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Advogado deve se preparar para maior segmentação do mercado, diz Hélio Vieira



Com o boom de desenvolvimento por que passa o Estado e, em especial Porto Velho, a advocacia rondoniense deve se preparar para a firmação de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e segmentado. Quem alerta é o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, ao analisar a nova fase desenvolvimentista experimentada pela Região, tendo como locomotiva a construção das duas hidrelétricas do Madeira.
 
A preocupação do presidente tem como base a massificação dos cursos jurídicos no País e a qualidade do ensino jurídico. "Esses dois fatores somados ao desinteresse do profissional é ruim, tanto para o advogado quanto para a sociedade".

Segundo Hélio Vieira, o segredo para o advogado se destacar e se manter firme na área é deixar o mercado se segmentar, porque os segmentos individuais existem independentemente do escritório e dos seus serviços. "Por isso, recomendo aos colegas que eles devem estudar sempre mais que os outros", reitera. Hélio cita o advogado que acomoda em seus conhecimentos, deixando de lado os livros técnicos e teóricos e passando a utilizar amplamente só a internet. "A internet simplificou o ensino, provocando a praga da preguiça intelectual", constata.

O presidente da OAB refere-se ainda aos professores universitários que aprovam acadêmicos preguiçosos e não primam pela qualidade do ensino. Para o presidente da Seccional, um verdadeiro líder jurídico é aquele capaz de formar pessoas talentosas melhores que ele mesmo.

"O mercado jurídico mudou em uma velocidade inacreditável, obrigando os profissionais da advocacia a reinventar seu trabalho", explica Hélio Vieira. A idéia, diz ele, é apontar as 'baterias' para os nichos mais promissores e ofertar serviços adaptados à realidade do cliente. "Só que para isso o advogado tem que estar preparado. A única forma de prever o futuro é cria-lo".

Para o novo profissional, Hélio explica que este deve procurar entender o cliente e lutar em parceria com outros profissionais. "Ninguém é obrigado a ficar com pessoa que atrasa o crescimento do escritório ou com pessimistas. Os novos talentos devem encontrar um campo fértil em nichos específicos, afinal, as especialidades vieram para ficar definitivamente", reitera o presidente da OAB-Rondônia.

Fonte: OAB-RO

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)