Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Advogado deve se preparar para maior segmentação do mercado, diz Hélio Vieira



Com o boom de desenvolvimento por que passa o Estado e, em especial Porto Velho, a advocacia rondoniense deve se preparar para a firmação de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e segmentado. Quem alerta é o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, ao analisar a nova fase desenvolvimentista experimentada pela Região, tendo como locomotiva a construção das duas hidrelétricas do Madeira.
 
A preocupação do presidente tem como base a massificação dos cursos jurídicos no País e a qualidade do ensino jurídico. "Esses dois fatores somados ao desinteresse do profissional é ruim, tanto para o advogado quanto para a sociedade".

Segundo Hélio Vieira, o segredo para o advogado se destacar e se manter firme na área é deixar o mercado se segmentar, porque os segmentos individuais existem independentemente do escritório e dos seus serviços. "Por isso, recomendo aos colegas que eles devem estudar sempre mais que os outros", reitera. Hélio cita o advogado que acomoda em seus conhecimentos, deixando de lado os livros técnicos e teóricos e passando a utilizar amplamente só a internet. "A internet simplificou o ensino, provocando a praga da preguiça intelectual", constata.

O presidente da OAB refere-se ainda aos professores universitários que aprovam acadêmicos preguiçosos e não primam pela qualidade do ensino. Para o presidente da Seccional, um verdadeiro líder jurídico é aquele capaz de formar pessoas talentosas melhores que ele mesmo.

"O mercado jurídico mudou em uma velocidade inacreditável, obrigando os profissionais da advocacia a reinventar seu trabalho", explica Hélio Vieira. A idéia, diz ele, é apontar as 'baterias' para os nichos mais promissores e ofertar serviços adaptados à realidade do cliente. "Só que para isso o advogado tem que estar preparado. A única forma de prever o futuro é cria-lo".

Para o novo profissional, Hélio explica que este deve procurar entender o cliente e lutar em parceria com outros profissionais. "Ninguém é obrigado a ficar com pessoa que atrasa o crescimento do escritório ou com pessimistas. Os novos talentos devem encontrar um campo fértil em nichos específicos, afinal, as especialidades vieram para ficar definitivamente", reitera o presidente da OAB-Rondônia.

Fonte: OAB-RO

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para a realização da 44ª Expojipa

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para a realização da 44ª Expojipa

Com o objetivo de fortalecer a cultura, o agronegócio e a economia regional, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Al

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)