Sexta-feira, 10 de outubro de 2008 - 14h59
Com o boom de desenvolvimento por que passa o Estado e, em especial Porto Velho, a advocacia rondoniense deve se preparar para a firmação de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e segmentado. Quem alerta é o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, ao analisar a nova fase desenvolvimentista experimentada pela Região, tendo como locomotiva a construção das duas hidrelétricas do Madeira.
A preocupação do presidente tem como base a massificação dos cursos jurídicos no País e a qualidade do ensino jurídico. "Esses dois fatores somados ao desinteresse do profissional é ruim, tanto para o advogado quanto para a sociedade".
Segundo Hélio Vieira, o segredo para o advogado se destacar e se manter firme na área é deixar o mercado se segmentar, porque os segmentos individuais existem independentemente do escritório e dos seus serviços. "Por isso, recomendo aos colegas que eles devem estudar sempre mais que os outros", reitera. Hélio cita o advogado que acomoda em seus conhecimentos, deixando de lado os livros técnicos e teóricos e passando a utilizar amplamente só a internet. "A internet simplificou o ensino, provocando a praga da preguiça intelectual", constata.
O presidente da OAB refere-se ainda aos professores universitários que aprovam acadêmicos preguiçosos e não primam pela qualidade do ensino. Para o presidente da Seccional, um verdadeiro líder jurídico é aquele capaz de formar pessoas talentosas melhores que ele mesmo.
"O mercado jurídico mudou em uma velocidade inacreditável, obrigando os profissionais da advocacia a reinventar seu trabalho", explica Hélio Vieira. A idéia, diz ele, é apontar as 'baterias' para os nichos mais promissores e ofertar serviços adaptados à realidade do cliente. "Só que para isso o advogado tem que estar preparado. A única forma de prever o futuro é cria-lo".
Para o novo profissional, Hélio explica que este deve procurar entender o cliente e lutar em parceria com outros profissionais. "Ninguém é obrigado a ficar com pessoa que atrasa o crescimento do escritório ou com pessimistas. Os novos talentos devem encontrar um campo fértil em nichos específicos, afinal, as especialidades vieram para ficar definitivamente", reitera o presidente da OAB-Rondônia.
Fonte: OAB-RO
Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia
O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao
Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres
Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est
Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia
Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost
O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),