Segunda-feira, 30 de agosto de 2010 - 15h17
“Para ser um bom advogado, é necessário trabalhar com a verdade sempre, estudar sempre e ser humilde, sem esquecer jamais de defender suas prerrogativas”. A declaração, em tom de recomendação, é do presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, durante sessão solene de entrega de credenciais a novos advogados e estagiários, na última sexta-feira, quando 32 novos bacharéis foram habilitados à advocacia.
Na sessão, que reuniu a diretoria e o conselho seccional da OAB, os novos advogados e estagiários, seus familiares e amigos, o auditório ‘Agenor de Carvalho’ foi palco de vários discursos exaltando a importância da profissão de advogado e o caminho que quem está iniciando a carreira deve trilhar para alcançar o sucesso e o reconhecimento profissional.
O presidente da OAB fez um breve relato das dificuldades que o bacharel passa até a conquista do diploma de nível superior e depois ainda ter de enfrentar o Exame de Ordem. “Só por ter chegado até aqui os senhores já são vencedores e, exatamente por isso, acredito que protagonizarão grandes debates e embates jurídicos ao longo de suas carreiras”, disse Hélio. Ele falou das ações desenvolvidas pela OAB Rondônia na defesa das prerrogativas e na construção de uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.
Os novos advogados credenciados pela OAB foram aprovados no Exame de Ordem desse ano, cujas provas foram realizadas em 13 de junho, a primeira etapa, e a segunda em 25 de julho. Falando em nome dos novos advogados, o jovem Rafael Aguiar dos Reis revelou a alegria de ter vencido tantos obstáculos e da expectativa de ingressar em uma carreira fascinante, cujo desempenho pode contribuir sobremaneira para melhorar a vida das pessoas.
Discursos
Vários advogados discursaram durante a solenidade de entrega de credenciais aos novos advogados. A conselheira estadual e ex-presidente da Subseção da OAB em Ouro Preto, advogada Veralice Gonçalves Veris, narrou as vicissitudes da profissão e do quanto ela pode ser importantes para a vida de uma pessoa. “Mas para isso, cada um de vocês que recebem sua credencial nesse momento, deve trilhar o caminho da honestidade, da retidão de caráter e de respeito e amor ao próximo, nunca tratando com desídia aqueles que necessitam dos seus conhecimentos”, recomendou.
O conselheiro federal da OAB, Orestes Muniz Filho, disse que “o advogado vive da palavra e que, por isso mesmo, deve usá-la com parcimônia”. Orestes lembrou a fábula de um jovem bem sucedido que não media as palavras nem escolhia o momento para dizê-las. Ao final, Orestes enfatizou que as palavras são como pregos em uma tábua.
“Elas podem deixar marcas para o resto da vida e esses sinais nem sempre podem ser bons”, reiterou o advogado e professor universitário, lembrando que esse exemplo serve para ilustrar aos novos advogados a forma como eles devem se comportar na profissão, respeitando e tratando com urbanidade desde o mais simples servidor até o magistrado da mais alta corte do país. “Mas sem nunca perder a capacidade de, mesmo sem se alterar, manter-se firme na defesa de seu cliente e de seus ideais”, completou Orestes.
Ao encerrar a solenidade, o presidente da OAB Rondônia enviou uma nova mensagem aos novos advogados, adiantando que eles devem se esforçar para continuar se aperfeiçoando e buscando cada dia mais o conhecimento do Direito. “Já temos uma sociedade com políticos mais ou menos, com governos mais ou menos. Não vamos ser advogados mais ou menos”, aconselhou.
Fonte: Ascom/OAB-RO
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes