Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

‘Advocacia deve ter obrigações coma sociedade’, diz presidente da OAB




“Para ser um bom advogado, é necessário trabalhar com a verdade sempre, estudar sempre e ser humilde, sem esquecer jamais de defender suas prerrogativas”. A declaração, em tom de recomendação, é do presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, durante sessão solene de entrega de credenciais a novos advogados e estagiários, na última sexta-feira, quando 32 novos bacharéis foram habilitados à advocacia.

Na sessão, que reuniu a diretoria e o conselho seccional da OAB, os novos advogados e estagiários, seus familiares e amigos, o auditório ‘Agenor de Carvalho’ foi palco de vários discursos exaltando a importância da profissão de advogado e o caminho que quem está iniciando a carreira deve trilhar para alcançar o sucesso e o reconhecimento profissional.

O presidente da OAB fez um breve relato das dificuldades que o bacharel passa até a conquista do diploma de nível superior e depois ainda ter de enfrentar o Exame de Ordem. “Só por ter chegado até aqui os senhores já são vencedores e, exatamente por isso, acredito que protagonizarão grandes debates e embates jurídicos ao longo de suas carreiras”, disse Hélio. Ele falou das ações desenvolvidas pela OAB Rondônia na defesa das prerrogativas e na construção de uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.

Os novos advogados credenciados pela OAB foram aprovados no Exame de Ordem desse ano, cujas provas foram realizadas em 13 de junho, a primeira etapa, e a segunda em 25 de julho. Falando em nome dos novos advogados, o jovem Rafael Aguiar dos Reis revelou a alegria de ter vencido tantos obstáculos e da expectativa de ingressar em uma carreira fascinante, cujo desempenho pode contribuir sobremaneira para melhorar a vida das pessoas.
 

Discursos

Vários advogados discursaram durante a solenidade de entrega de credenciais aos novos advogados. A conselheira estadual e ex-presidente da Subseção da OAB em Ouro Preto, advogada Veralice Gonçalves Veris, narrou as vicissitudes da profissão e do quanto ela pode ser importantes para a vida de uma pessoa. “Mas para isso, cada um de vocês que recebem sua credencial nesse momento, deve trilhar o caminho da honestidade, da retidão de caráter e de respeito e amor ao próximo, nunca tratando com desídia aqueles que necessitam dos seus conhecimentos”, recomendou.

O conselheiro federal da OAB, Orestes Muniz Filho, disse que “o advogado vive da palavra e que, por isso mesmo, deve usá-la com parcimônia”. Orestes lembrou a fábula de um jovem bem sucedido que não media as palavras nem escolhia o momento para dizê-las. Ao final, Orestes enfatizou que as palavras são como pregos em uma tábua.

“Elas podem deixar marcas para o resto da vida e esses sinais nem sempre podem ser bons”, reiterou o advogado e professor universitário, lembrando que esse exemplo serve para ilustrar aos novos advogados a forma como eles devem se comportar na profissão, respeitando e tratando com urbanidade desde o mais simples servidor até o magistrado da mais alta corte do país. “Mas sem nunca perder a capacidade de, mesmo sem se alterar, manter-se firme na defesa de seu cliente e de seus ideais”, completou Orestes.

Ao encerrar a solenidade, o presidente da OAB Rondônia enviou uma nova mensagem aos novos advogados, adiantando que eles devem se esforçar para continuar se aperfeiçoando e buscando cada dia mais o conhecimento do Direito. “Já temos uma sociedade com políticos mais ou menos, com governos mais ou menos. Não vamos ser advogados mais ou menos”, aconselhou.

Fonte: Ascom/OAB-RO
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)