Sábado, 13 de dezembro de 2008 - 10h03
Depois de dois meses de trabalho, 14 internos que cumprem medida sócio-educativa na Unidade de Internação Sentenciado II receberam nesta quinta-feira (11) o 1º batismo de Capoeira do Grupo Atabak.
O Contra Mestre de capoeira, Genecildo Santana, após visitar um dos adolescentes que tinha sido seu aluno, recebeu o convite da Direção da Unidade para ensinar voluntariamente a capoeira, expressão cultural brasileira trazida pelos escravos africanos e seus descendentes.
O professor explica que o Batismo é a primeira graduação dentro da modalidade. Quem for menor de idade recebe a corda branca e amarela, já os adultos somente a amarela. A corda preta é a graduação máxima que é entregue somente ao Mestre, esclarece.
Segundo ele, a capoeira traz diversos benefícios para o público infanto-juvenil, principalmente os de alto risco social. Ajuda no controle emocional, combate à obesidade, a tirar os maus fluidos, nos laços de amizade e na descontração. A capoeira é um forte veículo porque você pode jogar, tem a parte musical, e também o lado histórico da prática.
De acordo com o diretor-geral da Unidade, Elson Aparecido, o trabalho tem sido tão produtivo que Santana foi convidado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) para implementar a capoeira nas demais Casas do Adolescente da Capital. A partir daí, o Estado vem remunerando esta iniciativa que tende a ser contínua no Sistema Sócio-Educativo, afirma o diretor.
Aparecido destacou também que a capoeira é somente uma das atividades que são oferecidas aos adolescentes. Contamos com oficinas de cerâmica, aulas de violão, educação física e escolarização, além do acompanhamento psicossocial que é feito diariamente pela equipe técnica da Unidade, ressalta.
Fonte: Luiz Alexandre
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)