Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Adolescentes da Vila Princesa em Baile de Debutantes


Adolescentes da Vila Princesa em Baile de Debutantes - Gente de Opinião

Meninos e meninas que moram na Vila Princesa e que completaram 15 anos em 2010, vão viver nesta noite desta quarta feira, 22, o sonho da maioria dos adolescentes: participar da noite de glamour em um Baile de Debutantes.

O projeto é uma iniciativa da médica Ida Perea em parceria com um grupo de amigos e colaboradores que abraçaram a idéia com o objetivo de promover a auto estima dos adolescentes. “Nós queríamos levar a esse meninos e meninas o verdadeiro sentido do “empoderamento”, ou seja despertar em cada um a descoberta do seu próprio potencial para que eles mesmos possam tomar decisões positivas, para que se apoderem de seus destinos, fazendo as escolhas que melhor lhes convier na vida, proporcionar a eles um conteúdo para as suas vidas e que eles possam gerenciar esse conteúdo com segurança em proveito próprio ” explica a médica Ida Perea.

Entre as decisões positivas apresentadas durante o projeto estão: não abandonar a escola, não ceder ao assédio moral ou sexual, não ter relação sexual com quem não desejar, prevenir gravidez precoce e inoportuna, se prevenir de FDSTs, melhorar o relacionamento família entre outras.

As decisões positivas não podem ser impostas. “Nós queremos que eles atentem para as decisões por iniciativa própria, sem a necessidade de vigilância constante, ou seja o projeto visa capacitar os jovens para uma adolescência saudável e um bom planejamento futuro para si e sua família” diz a médica.
 

O começo...

As atividades do projeto Construindo Minha História iniciaram em outubro, com 11 meninas e 4 meninos. Em dois meses já foram realizadas várias atividades educativas de cuidados com a saúde, de construção de projeto de vida com uma metodologia chamada “linha da vida”, além de algumas atividades sociais como a visita aos pontos iluminados da cidade, à Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Pizzaria Dom Giovanni, atividade religiosa, encontro de jovens com Cristo e um culto.

Trabalhando a auto estima, as meninas e meninos participaram de uma sessão de fotos, que originou um álbum, uma recordação que será guardada pelo resto de suas vidas. A maioria das atividades foi realizada com a participação de médicos, odontólogos, psicólogos, pedagogos, religiosos, advogados, e voluntários que se dispuseram a ajudar. Na noite desta quarta feira, acontece o baile na casa de eventos Brás Buffet com inicio às 20:00hs, onde a programação inclui a recepção dos convidados, a solenidade de apresentação dos debutantes, a tradicional valsa e o jantar.

O projeto Construindo Minha História foi idealizado para continuar pelos próximos 10 anos, período em que estes adolescentes serão acompanhados e muitos outros vão entrar no projeto. “É um grupo pequeno de jovens que poderão se transformar em multiplicadores, provavelmente, monitores dos próximos grupos e aí então nós estaremos alcançando nosso objetivo que é disseminar decisões positivas entre os jovens para que exerçam seus direitos diante da sociedade dos homens e de Deus” finalizou Ida Perea Monteiro, que também é diretora da Maternidade Municipal Mãe Esperança, onde desenvolve também várias atividades com jovens e adolescentes, voltadas a prevenção de doenças e gravidez precoce.

Fonte: Nara Vargas
Fotos: Nilson Santos


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)