Quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 - 18h19

Meninos e meninas que moram na Vila Princesa e que completaram 15 anos em 2010, vão viver nesta noite desta quarta feira, 22, o sonho da maioria dos adolescentes: participar da noite de glamour em um Baile de Debutantes.
O projeto é uma iniciativa da médica Ida Perea em parceria com um grupo de amigos e colaboradores que abraçaram a idéia com o objetivo de promover a auto estima dos adolescentes. “Nós queríamos levar a esse meninos e meninas o verdadeiro sentido do “empoderamento”, ou seja despertar em cada um a descoberta do seu próprio potencial para que eles mesmos possam tomar decisões positivas, para que se apoderem de seus destinos, fazendo as escolhas que melhor lhes convier na vida, proporcionar a eles um conteúdo para as suas vidas e que eles possam gerenciar esse conteúdo com segurança em proveito próprio ” explica a médica Ida Perea.
Entre as decisões positivas apresentadas durante o projeto estão: não abandonar a escola, não ceder ao assédio moral ou sexual, não ter relação sexual com quem não desejar, prevenir gravidez precoce e inoportuna, se prevenir de FDSTs, melhorar o relacionamento família entre outras.
As decisões positivas não podem ser impostas. “Nós queremos que eles atentem para as decisões por iniciativa própria, sem a necessidade de vigilância constante, ou seja o projeto visa capacitar os jovens para uma adolescência saudável e um bom planejamento futuro para si e sua família” diz a médica.
O começo...
As atividades do projeto Construindo Minha História iniciaram em outubro, com 11 meninas e 4 meninos. Em dois meses já foram realizadas várias atividades educativas de cuidados com a saúde, de construção de projeto de vida com uma metodologia chamada “linha da vida”, além de algumas atividades sociais como a visita aos pontos iluminados da cidade, à Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Pizzaria Dom Giovanni, atividade religiosa, encontro de jovens com Cristo e um culto.
Trabalhando a auto estima, as meninas e meninos participaram de uma sessão de fotos, que originou um álbum, uma recordação que será guardada pelo resto de suas vidas. A maioria das atividades foi realizada com a participação de médicos, odontólogos, psicólogos, pedagogos, religiosos, advogados, e voluntários que se dispuseram a ajudar. Na noite desta quarta feira, acontece o baile na casa de eventos Brás Buffet com inicio às 20:00hs, onde a programação inclui a recepção dos convidados, a solenidade de apresentação dos debutantes, a tradicional valsa e o jantar.
O projeto Construindo Minha História foi idealizado para continuar pelos próximos 10 anos, período em que estes adolescentes serão acompanhados e muitos outros vão entrar no projeto. “É um grupo pequeno de jovens que poderão se transformar em multiplicadores, provavelmente, monitores dos próximos grupos e aí então nós estaremos alcançando nosso objetivo que é disseminar decisões positivas entre os jovens para que exerçam seus direitos diante da sociedade dos homens e de Deus” finalizou Ida Perea Monteiro, que também é diretora da Maternidade Municipal Mãe Esperança, onde desenvolve também várias atividades com jovens e adolescentes, voltadas a prevenção de doenças e gravidez precoce.
Fonte: Nara Vargas
Fotos: Nilson Santos
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)