Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Adesão aumenta no 8º dia da greve dos bancários e mais agências serão fechadas


 
Depois de uma semana de seu início, a greve dos bancários continua forte e a adesão ao movimento aumenta dia a dia. Em Rondônia a tendência segue o cenário nacional e o número de agências fechadas em todo o Estado aumentou de 43, do primeiro dia, para 73 no sétimo dia, conforme números do sindicato regional da categoria, o que representa um percentual de mais de 70% das agencias paradas.

Um exemplo é o Banco do Brasil, que no primeiro dia tinha 17 agências fechadas e hoje tem 34 unidades sem atendimento. O mesmo pode ser dito do Banco da Amazônia (Basa), que tinha três agências fechadas e hoje tem o dobro.

Esses dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 6 de outubro, numa reunião realizada pelo Sindicato dos Bancários do Estado de Rondônia (SEEB/RO) com trabalhadores em greve, em frente à agência Centro da Caixa Econômica Federal.

No local os dirigentes sindicais fizeram uma breve avaliação do movimento nesta primeira semana, e alertaram os bancários sobre a questão dos ‘colegas’ que insistem em ‘furar’ a greve, o que compromete o objetivo paredista, que é de pressionar os banqueiros – por meio da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) – a acatarem os pontos da pauta de reivindicação, que estipula, entre outras coisas, o aumento salarial de 11%, PLR (Participação de Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 4 mil, vale-refeição, alimentação e 13ª cesta-alimentação no valor de um salário mínimo (R$ 510).

A Fenaban se mantém intransigente e, até o momento, não recua da proposta de aumento de apenas 4,29%.

“Temos que nos manter fortes e permanecer nesta luta, para mostrarmos aos banqueiros que nossa unidade é o ponto principal desta greve. Não vamos recuar e vamos mandar um recado a todos de que a greve é legítima e existe por um motivo justo, que são as melhores condições de trabalho e de garantias para o trabalhador bancário. Também repudiamos a atuação inadmissível de alguns colegas que insistem em trabalhar e furar o movimento, pois isso mostra que eles são covardes, já que estamos aqui, todos os dias, lutando por benefícios que contemplarão a eles também”, discursou o presidente Cleiton dos Santos.


INTERIOR

A greve no interior também vem sendo intensificada e mais agências deverão ser fechadas a qualquer momento. Essa informação é confirmada com a reunião que foi feita por dirigentes regionais de Ji-Paraná em Ouro Preto do Oeste, que ocasionou com o fechamento das agencias do HSBC e Bradesco, consolidando os 100% de greve naquele município.

O mesmo foi feito em Jaru quando, na segunda-feira, os mesmos dirigentes da regional de Ji-Paraná conseguiram o fechamento da agência do Bradesco e também completaram o índice máximo da greve.

“Agora vamos nos reunir com os trabalhadores das agências abertas em Presidente Médici para confirmar também os 100%”, disse o diretor regional Irineu da Silva.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)