Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Acordo no TRT acaba greve do transporte coletivo em Porto Velho


Na tarde desta segunda-feira (02/07), foi realizada uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), sob a presidência do Juiz Carlos Augusto Gomes Lobo, entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Ônibus (SITETUPERON) e o Sindicato das Empresas (SET), para tratar do impasse na negociação do Acordo Coletivo da categoria, que havia resultado na decretação da greve iniciada no mesmo dia.

A audiência, que começou às 15 horas e foi encerrada às 20h30, conseguiu mediar vários itens considerados importantes pela categoria, como a questão da manutenção da função e do número de cobradores, que estava garantida apenas até maio de 2008 e foi prorrogada para Junho de 2009. Esta questão foi considerada, pela direção do movimento, como a principal conquista da greve. Outro avanço importante foi no reajuste salarial, que aumentou de 3,70% para 4,5% a partir de 1º de julho.

Durante a audiência houve avanços, ainda, no adicional dos motoristas de micro-ônibus, que aumentou de 3% para 5%; alteração na cláusula sobre o adicional de insalubridade, que o acordo anterior estabelecia o cálculo com base no salário mínimo e passou a ser de acordo com a legislação. Esta alteração é importante, pois a jurisprudência predominante na Justiça entende que o correto é o cálculo sobre o salário previsto em Acordo Coletivo. Ficou assegurada, também, a participação do sindicato nos processos administrativos para se apurar responsabilidades em casos de acidentes.

No final da audiência, após acordo em todos os itens necessários para a renovação do Acordo Coletivo, um novo impasse foi criado pelas empresas, que não queriam aceitar a inclusão de uma cláusula proibindo punições por causa da greve. Depois de chegar a ameaçar suspender toda negociação, mesmo com a possível continuidade da greve, os empresários concordaram em garantir 35 dias de estabilidade. A greve foi suspensa e a proposta será encaminhada para Assembléia da categoria.

Para o presidente da CUT, Itamar Ferreira, "qualquer retaliação aos grevistas justificará a imediata retomada do movimento".

Fonte:  CUT-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)