Quarta-feira, 16 de janeiro de 2008 - 09h07
Em audiência realizada nesta segunda-feira (14/01), no Procedimento Investigatório 328/2007, no Ministério Público do Trabalho (MPT), sob a presidência do Procurador Luiz Carlos Michele Fabre, foi intermediado um acordo entre a diretoria do Sindicato dos Condutores e Taxistas (SINCAVIR) e a Chapa 2 Mudar Para Melhorar, de oposição, que afastou o atual presidente da entidade, Raimundo Rodrigues Pimentel, juntamente com toda a diretoria. A decisão garante a realização de novas eleições com a participação de representantes da Chapa 2 na Comissão Eleitoral.
Após três horas de reunião, o Procurador do Trabalho ressaltou que ingressaria com uma medida judicial contra o SINCAVIR caso as partes não chegassem a um acordo e garantiu, entre outros pontos, que Será montada uma Comissão Administrativa formada por dois representantes da chapa 1 e dois representantes da chapa 2, além de dois conselheiros. Essa comissão ficará encarregada da administração interina do sindicato a partir de 17/01/2008 até a posse da nova presidência, mantendo o edital de convocação para o dia 15/02/2008.
O acordo prevê, ainda, que para a eleição será composta uma Comissão Eleitoral isenta, com cada chapa indicando, de forma paritária, os integrantes desta comissão e, de forma consensual os presentes indicam o Sr. Leonaldo Guedes de Souza, pessoa encarregada de dar o voto de desempate para as questões que vierem a ser deliberadas; as deliberações da comissão de eleição serão soberanas e deverão ser acatadas por ambas as partes; as partes envidarão os melhores esforços para que a eleição transcorra de forma democrática e pacífica; fica acordado que os cabeças das chapas, Sr. Francisco Ferreira dos Santos e Sr. Raimundo Rodrigues Pimentel, não poderão intervir no andamento do processo eleitoral.
Segundo a denúncia encaminhada anteriormente ao MPT, pelo candidato a presidente da oposição, Francisco Ferreira dos Santos, o Chiquinho, as eleições previstas inicialmente para o dia 15/12/2007 foram anuladas, pelo presidente do Sindicato e pela comissão eleitoral, após um impasse gerado pelo questionamento quanto à lista de votantes, na qual poderiam existir pessoas estranhas à categoria na condição de filiadas. A chapa 2 e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) exigiram que fosse comprovado, no ato da votação, a condição de membro da categoria, o que não foi aceito e gerou a anulação unilateral do pleito.
Após a anulação das eleições, a diretoria do SINCAVIR convocou uma Assembléia Geral, realizada no dia 27/12/2007, na qual se pretendia prorrogar o mandato da atual direção, por 120 dias, e marcar nova eleição para dia 15/02. A assembléia foi marcada por tumultos, pois o presidente do SINCAVIR contou apenas os votos favoráveis às suas pretensões e declarou aprovada a prorrogação de mandato e a nova eleição, sem contabilizar os votos contrários, que eram a maioria presente, o que gerou revolta na categoria. Para o candidato a presidente pela Chapa 2, Chiquinho, a intervenção do Ministério Publico está sendo fundamental para garantir a transparência e a lisura das eleições.
Fonte: Marcos Paulo
Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação
Representantes do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Rondônia (Sindipan-RO) foram recebidos pela, Irma Fogaça, chefe de gabine
Presidente da Assembleia Legislativa destaca a colaboração do Tribunal de Justiça de Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), expressou sua gratidão ao Tribunal de Justiça de Ro
Um projeto de lei encaminhado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), que autoriza a revisão administrativa de créditos estaduais com base na t
Deputada Cristiane Lopes entrega ponto de táxi e mototáxi em Nova Mamoré
Além desse investimento, a parlamentar já destinou quase R$2 milhões para melhorias em Nova Mamoré, incluindo a aquisição de um veículo para atender