Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Acorda Jobim: narcotráfico na Amazônia


Acorda Jobim: o narcotráfico tomou conta da Amazônia. Com a região amazônica em pleno processo de “colombização”, a visita do ministro da defesa Nelson Jobim para as localidades fronteiriças pode se transformar num novo alento para o Norte do país. A presença do ministro pelo menos demonstra que o governo federal começa a despertar para a cruel realidade do abandono de nossas fronteiras, abertas ao tráfico internacional de drogas, de pedras preciosas, de animais silvestres, da rapinagem de nossa biodiversidade, além do contrabando descarado de madeira e de armas pesadas destinadas ao eixo do crime organizado do eixo Rio-São Paulo.
O ministro está colhendo subsídios para a elaboração de um Plano Estratégico de Defesa Nacional, por determinação do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Deverão ser alvo de visitas pelo menos 20 localidades – espera-se que não esqueça de Guajará Mirim, Costa Marques e Pimenteiras em Rondônia –para avaliar a situação.
Inicialmente, o ministro demonstra mais preocupação com a situação das reservas indígenas - cada vez mais invadidas - e até mesmo a formulação de um plano de desenvolvimento para a região. Cabe então a nossa classe política cobrar atenção especial para o narcotráfico que corrói a segurança publica nos estados de Rondônia e do Acre. Esses estados se transformaram em corredor de tráfico de entorpecentes e suas penitenciárias estão cada vez mais lotadas de traficantes.
Estudos recentes, no Acre e Rondônia apontam que quase 80 por cento da criminalidade – de roubos a latrocínios, de assaltos a prostituição – tem como origem o tráfico na região. Até pouco tempo, Rondônia era o grande corredor de pó, agora o Acre foi integralmente incorporado a rota internacional. A cada semana dúzias de acreanos são presos ao longo da BR-364, entre Porto Velho e Cuiabá levando cocaína para os grandes centros consumidores.
Só em Rondônia temos quase 1000 quilômetros de fronteira desguarnecida fomentando a assustadora criminalidade que tem tomado conta de municípios rondonienses até poucos anos mais tranqüilos, como Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes e Vilhena. Sem asfixiar o tráfico de drogas em Rondônia, como se vê, não existe como reduzir a incidência da criminalidade em nosso estado.
Por conseguinte, urge que nossa bancada federal, a Assembléia Legislativa e nosso governador Ivo Cassol cobrem em conjunto, do ministro Nelson Jobim um plano estratégico também contra o narcotráfico na região, exigindo maior presença da Polícia Federal, da construção de mais postos de vigilância, enfim, de mais atitude.
Fonte: Carlos Sperança/gentedeopinião - Fotos: Agencia Brasil e Gentedeopinião

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)