Quarta-feira, 22 de outubro de 2008 - 18h01
No período de 20 a 26 de outubro acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parcerias com os estados.
Em Rondônia, o evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral Seplan, através da Gerência de Ciência e Tecnologia e Inovação. De acordo com o coordenador da Semana Nacional de C&T no Estado, Emanuel Mirtil, em todos os municípios é realizado atividades como exposições, palestras, oficinas, apresentações de filmes, jogos e experimentos.
Na capital acontece uma grande exposição A Mostra Ciência com a Comunidade, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Ginásio Cláudio Coutinho com a participação de 24 instituições atuantes nos segmentos de C&T em Rondônia. Nos três dias de exposição, os portões estarão abertos para os visitantes, a partir das 9:00 horas até às 21horas, com entrada franca.
Evolução e Diversidade como tema principal
Este ano o tema da Semana Nacional de C&T é: Evolução e Diversidade. Dentro desta temática serão debatidos assuntos como: A evolução da vida, seleção natural, evolução social e as diversidades biológicas, ambientais, étnicas e culturais a partir de conhecimentos científicos.
Segundo o gerente da Ciência e Tecnologia da Seplan, Francisco Maciel, o Estado está presente no esforço nacional, mostrando o seu investimento para contribuir para o desenvolvimento do País. "A idéia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno de temas e atividades voltadas à Ciência e Tecnologia", disse Francisco Maciel.
A cada ano cresce a adesão de instituições e de municípios à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Essa contribuição fez com que o Estado ocupa-se o 3º lugar nos dois últimos anos, na promoção de atividades. No ano passado, foram realizados 996 eventos, em mais de 40 municípios rondonienses, envolvendo instituições de Ensino Fundamental, Médio, Superior e de pesquisa.
LOCAL: Ginásio Cláudio Coutinho
ENDEREÇO: Av. Farquar, nº Bairro Caiarí
DATA: 21/10/08
HORÁRIO (abertura do evento): A partir das 9horas
CONTATO: Jaqueline Malta - (69) 9963-6778 / Assessoria Comunicação Seplan/RO ou Emanuel Mirtil (69) 8112-8279 / Coordenador da Semana Nacional de C&T no Estado.
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)