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ACIR: Porto Velho precisa ser incluída na Ferrovia de Integração


 
Após presidir a sessão do do Senado Federal na quarta-feira (17/03) o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) usou a tribuna para reivindicar que o Departamento Nacional de Infraestrutura inclua Porto Velho na Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que unirá o Acre, Rondônia, Mato Grosso e Goiás com importantes portos como de Ilhéus, na Bahia, e do Rio de Janeiro. No projeto original, a ferrovia está prevista para ligar Vilhena, no Cone Sul de Rondônia, a Uruaçu (GO).

De acordo com o senador, Rondônia tem conexões diretas com o Atlântico e terá com o Pacífico, e isso facilitará a abertura de novos mercados. “Somos um Estado com uma fronteira privilegiada, próxima do oceano Pacífico. Recebemos hoje riquezas que vêm de outros Estados e que partem do nosso terminal portuário de Porto Velho rumo ao mercado exterior. Podemos ser uma eficiente via de comércio com o Oriente”, explicou Acir.

Fonte: Francisco Ricardo

A previsão para a conclusão da Ferrovia de Integração é para 2014. Já este ano, o acesso rodoviário ao oceano Pacífico pelo Peru deverá ficar concluído. Outro acesso, pela Bolívia, deverá ficar pronto em três anos, com a conclusão da ponte sobre o rio Mamoré, ligando Guajará Mirim, em Rondônia, com Guayaramerin, do outro lado da fronteira boliviana. “O potencial de Porto Velho como entreposto para a produção agroindustrial de Rondônia e de estados vizinhos pode e deve ser explorada com o prolongamento da ferrovia”, aposta Acir Gurgacz.

Rodovias

Dentro de um processo de revitalização e implementação do sistema de transporte de Rondônia, o senador explicou que o diretor do Departamento de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Miguel de Souza, lançou, na sexta-feira (12/03), uma reforma de 700 km na BR-364.

No nível nacional, o parlamentar citou sua Proposta de Emenda à Constituição Nº3, de 2010, que prevê um patamar mínimo de investimento no setor. “Reivindico um percentual mínimo de 0,5% do PIB para o setor, com a finalidade não apenas de corrigir os problemas e distorções que existem na infraestrutura de nosso sistema de transportes, mas também com a intenção de gerar uma cultura de previsão e planejamento”, salientou.

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