Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ACIR: 'Ou o governo paga para manter a Floresta em pé ou flexibiliza as regras'


 
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) reclamou, em discurso nesta quinta-feira (25), da severidade das regras ambientais do governo aplicadas aos produtores rurais da Amazônia e propôs que as autoridades federais adotem uma política séria para remunerar quem mantiver a floresta em pé. 

Para ele, remunerar floresta em pé não pode ser o simples pagamento de uma pequena "bolsa-floresta", mas sim alguma coisa ao estilo dos chamados créditos de carbono, pelo qual as empresas que poluem compram créditos de quem preserva o meio ambiente. Ele sugeriu que o governo seja intermediário, no mercado internacional, de créditos de carbono, de proprietários de terras preservadas da Amazônia.

- Ou estabelecemos uma forma clara, uma política de governo, para a remuneração da floresta em pé, ou então criamos meios de flexibilizar as regras ambientais para facilitar o trabalho, a produção sustentada na Amazônia - propôs.

Acir Gurgacz lamentou que a opinião pública mundial que quer a Amazônia "preservada, intocada, apenas para a produção de oxigênio" para o planeta, não aceite nem a idéia de que a floresta pode ser "conservada", ou seja, pode ser explorada de forma sustentável. 

- Se o Brasil e o mundo querem que a Amazônia produza oxigênio, é preciso estabelecer um preço para isso. E que não nos chamem de mercenários e que apóiem nossos produtores, na maioria pequenos agricultores - acrescentou.

O senador de Rondônia opinou que a atual pressão dos órgãos ambientais para que os agricultores da Amazônia mantenham preservados 80% de suas áreas, ou recomponham as partes desmatadas, vem desestimulando e revoltando os produtores da região. Citou entrevista recente de um deles, o qual afirmou que os órgãos do governo tratam os produtores "como bandidos" e que ele teme "ser preso" ao procurar as autoridades ambientais para regularização de suas terras.

Esclarecendo que não defende o desmatamento, Acir Gurgacz lembrou que as pessoas que hoje vivem em Rondônia chegaram lá com o incentivo dos governos. Por isso, ele reivindica que sejam pagas para preservar, ou então que o governo as deixe produzir e se desenvolver.

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)