Segunda-feira, 18 de abril de 2011 - 20h28
Acir Gurgacz, que é presidente da Comissão de Agricultura no Senado Federal, apresentou algumas propostas de trabalho integrado com o governo do Estado, com as entidades de pesquisa e extensão, como a Embrapa e a Emater, além de cooperativas, sindicatos e produtores rurais.
“A partir deste encontro vamos iniciar uma série de ações conjuntas que serão transformadas num Programa Integrado de Desenvolvimento Agrícola para Rondônia”, propôs Acir.
O senador apresentou sete prioridades para este plano de ação e coletou contribuições de todas as instituições e pessoas presentes na reunião. As propostas serão sistematizadas e irão integrar o documento que se chamará Carta de Porto Velho, que será o marco inicial para elaboração do Programa de Desenvolvimento Agrícola para Rondônia.
As sete prioridades apontadas pelo senador Acir são: 1) regularização fundiária e reordenamento agrário; 2) aprovação do novo Código Florestal; 3) Estímulo ao cooperativismo; 4) Crédito rural com menos burocracia e juros mais baixos; 5) Aplicação do zoneamento ecológico e econômico; 6) criação de um programa de agricultura integrada de sustentável; 7) Educação e Formação para o produtor rural.
“Conversamos com o governador Confúcio Moura, que já está trabalhando neste sentido, e vamos caminhar juntos, com todas as instituições e pessoas interessadas, para que esta ação integrada coloque a agricultura rondoniense num patamar de alta produtividade”, frisou Acir.
O senador também colocou a estrutura da Comissão de Agricultura do Senado e de seu gabinete a disposição do Estado e dos Agricultores. “Vamos trabalhar juntos, de forma alinhada tanto técnica como politicamente na esfera federal, estadual e com os municípios, para retomarmos a dianteira na produção agrícola”, salientou o senador.
O secretário-adjunto de Agricultura do Estado, Antônio Deusemimo de Almeida, sugeriu que a partir dessa iniciativa do senador Acir fosse criada uma comissão multisetorial permanente em prol da agropecuária rondoniense. “Essa comissão poderia se denominar ‘comissão da roça’, quebrando o paradigma da terminologia ‘roça’ como um lugar de castigo”, salientou Almeida.
De acordo com o secretário de Agricultura, o governo tem interesse e já está trabalhando no sentido de integrar os esforços em favor da agricultura. “Nosso lema é a cooperação e essa proposta do senador será incorporada em nossa política de governo”, destacou Almeida.
O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Rondônia (Sescoop/OCB), Salatiel Rodrigues, destacou a necessidade de acordos de cooperação técnica para que as cooperativas de crédito tenham acesso aos recursos do Fundo Nacional Orçamentário (FNO). “Além de ampliar as ações de educação cooperativista precisamos de recursos mais baratos para que nossas cooperativas possam atender aos agricultores e assim estimular o desenvolvimento local”, detalhou Rodrigues.
A secretária de Desenvolvimento Ambiental, Nancy, destacou a necessidade de trazer o Estado e os produtores rurais para a legalidade ambiental. “Só com regularização fundiária teremos sustentabilidade na agricultura”, observou
Participaram da reunião os deputados Jesualdo Pires, Luiz Cláudio, Ribamar Araújo, Adelino Folador, Lourival Amorim. Também participaram do encontro o presidente da Fetagro, Lázaro Aparecido Dobri, o presidente da Faperon, Chico Padre, além de prefeitos, vereadores, presidentes de sindicatos, associações, cooperativas e empresas do setor agropecuário.
Fonte: Ascom / Senador Acir
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)