Quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 16h57
Acir Marcos Gurgacz (PDT) assumiu nesta quinta-feira (5) o mandato de senador pelo estado de Rondônia em lugar de Expedito Júnior (PSDB), cassado pelo Supremo Tribunal Federal por abuso de poder econômico e compra de votos. Gurgacz havia ficado em segundo lugar nas eleições de 2006 para o Senado em Rondônia.
O presidente do Senado, José Sarney, deu posse ao novo senador. A solenidade foi acompanhada pelo 1º secretário da Mesa, Heráclito Fortes, pelo ministro do Trabalho e Emprego e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, e ainda pelo ex-senador e ex-ministro do STF, Maurício Corrêa.
- Agradeço a todos pelo apoio e carinho nesse longo período de dois anos e sete meses - disse Acir Gurgacz em seu primeiro discurso à tribuna, referindo-se ao período em que aguardou a decisão da Justiça Eleitoral.
Gurgacz manifestou sua alegria ao assumir "o dever de servir ao seu estado" e lembrou, em especial, os mais de 210 mil rondonienses que lhe deram seu voto nas eleições de 2006. O senador pediu o apoio dos colegas na discussão dos temas prioritários para o estado de Rondônia, afirmando que irá trabalhar de forma ativa para melhorar a qualidade de vida da população, atendendo a seus "reais interesses".
O senador prometeu ainda receber as demandas dos prefeitos de modo igualitário e buscar recursos para Rondônia, prestando contas de suas ações durante o mandato "com transparência".
Acir Gurgacz assume mandato
parlamentar pela primeira vez
Nascido em Cascavel (PR), em 25 de fevereiro de 1962, Acir Gurgacz migrou para Rondônia na década de 70, por ocasião da ampliação das empresas de sua família. O empresário ingressou na política pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em 2000, quando foi eleito para a prefeitura do município de Ji-Paraná (RO). Em 2002, ficou em terceiro lugar, pelo mesmo partido, na disputa pelo governo do estado. Nas eleições de 2006, concorreu a uma vaga no Senado, ficando em segundo lugar, com 31,1% dos votos válidos.
Acir Gurgacz foi empossado senador em novembro deste ano, em razão da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia de cassar o diploma de parlamentar do primeiro colocado na disputa de 2006, Expedito Júnior. A decisão do TRE-RO, ocorrida em abril de 2007, foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2008, e ratificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009.
Atualmente, Acir Gurgacz (PDT-RO) é o presidente regional do PDT em Rondônia. O primeiro-suplente do senador é o seu pai, o empresário Assis Gurgacz. O segundo-suplente é Ruy Motta, atual superintendente regional do Trabalho e Emprego de Rondônia.
Fonte:Agência Senado
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)