Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Acidentes de trânsito fazem mais vítimas do que assassinatos no Brasil



De acordo com dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), cerca de 100 pessoas morrem diariamente nas vias brasileiras, vítimas de acidentes de trânsito. Caso seja contabilizado o número de óbitos ocorridos meses após os acidentes, mas em conseqüência dos ferimentos ocorridos, este índice pode ser ainda mais assustador. 

O Ministério da Justiça contabiliza, anualmente, cerca de 50.000 vítimas de assassinatos em todo o país. Os acidentes de trânsito mataram mais de 60.000 pessoas somente no ano de 2009. É maior do que o número de habitantes de muitos municípios rondonienses. 

Em Rondônia, milhares de vidas foram perdidas, ao longo dos anos, em função dos acidentes de trânsito. Para resolver essa situação, o Governo do Estado de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), tem levado palestras sobre educação a todos os municípios do Estado, chamando a atenção de toda a sociedade para a importância de um trânsito mais seguro. 

Em Buritis, de acordo com o prefeito Elson Montes, o desafio é grande, pois a cidade possui pouca sinalização. “Já recebemos do DETRAN o projeto de sinalização de trânsito que será realizado ainda este ano. O Governo do Estado está de parabéns por estas ações, uma vez que por meio delas poderemos salvar muitas vidas”, afirmou. 

Luiz Gomes Furtado, prefeito do município de Nova União afirmou que “a prefeitura apoiará toda campanha que tiver como objetivo melhorar a vida da população”. O prefeito aproveitou a oportunidade para falar da importância da construção do novo prédio da Circunscrição de Trânsito (CIRETRAN) do município. “Esta obra, além de oferecer mais comodidade aos usuários e aos servidores, está gerando novos postos de trabalho para a comunidade local”, disse. 

Joarez Jardim, diretor geral do DETRAN, tem afirmado, durante as palestras, que os acidentes de trânsito têm se tornado um problema de saúde pública. “Nossos hospitais estão cheios de pessoas acidentadas. Só poderemos resolver este problema se resolvermos a questão do alto número de acidentes. É preciso que os municípios façam a sinalização de suas vias, mas também é preciso que os motoristas dirijam com mais prudência”, finalizou Joarez.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)