Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Acesso a diagnósticos de precisão aliados a saúde


 
Alimentação saudável, exercícios físicos e visitas regulares ao médico são tópicos indispensáveis para a qualidade de vida buscada por tantos em tempos de preocupação com a forma física e aparência do corpo. Mas como saber se tudo isso está realmente de acordo com o que parece?

Como diz o lema de médicos e especialistas em saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho para a vida saudável. E por isso, um check-up bem feito, com exames de rotina ou algum tratamento médico específico, necessitam de exames precisos.

Até bem pouco tempo, quem buscava diagnósticos de alta complexidade na região Norte, precisava viajar para outros centros do país. Mas o quadro vem mudando, como destacam importantes fontes da imprensa nacional como a revista eletrônica Saúde Business Web, especializada em notícias da área médica-empresarial, que destacou o Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica, em Porto Velho (RO), por sua arquitetura, dimensão e serviços.

Professores da Fundação Getúlio Vargas, do curso de MBA em Gestão de Clínicas e Hospitais, no livro Gestão Estratégica de Clínicas e Hospitais, da editora Atheneu, classificam o Núcleo Daia como: “concebido como um projeto da mais alta resolutividade (...) a unidade deverá reduzir a busca por serviços de saúde em outros Estados e tornará a instituição uma referência em nível nacional”.

O Núcleo Daia, inaugurado em junho de 2010, conta com investimentos de cerca de 10 milhões de dólares, e aproximadamente 4.000m² distribuídos em núcleos de especialidades como anatomia patológica, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, medicina fetal, neurologia, otorrinolaringologia, patologia clínica, pneumologia, radiologia e urologia.
A polissonografia, conhecido como exame do sono, é um dos serviços diferenciais do Daia. Assim como a tomografia cardíaca, prevista para iniciar os atendimentos nos próximos dias, que oferece um suporte maior para cirurgias cardíacas e maior precisão na investigação de obstruções vasculares, podendo até evitar intervenções cirúrgicas investigativas.

Os equipamentos tecnologicamente avançados e profissionais qualificados também estão capacitados a oferecer os serviços de: ressonância magnética de alto campo (1,5 tesla) como ressonância de mama, de próstata, funcional e urorressonância; angiotomografia, urotomografia, medicina nuclear, eletroneuromiografia, balão intra-gástrico, capsula endoscópica, dentre outros.

Daia, que na língua Tupi significa "Aquela que trouxe a vida consigo", surgiu da idéia de oferecer comodidade e facilidade para quem busca um menu amplo de exames - em que muitas das situações era necessário procurar em outras regiões do país - trabalhando assim, para melhorar a realidade de quem necessita desses serviços, como o Núcleo Feminino, um espaço reservado para atender às mulheres de forma exclusiva, onde elas não passam por constrangimentos de serem vistas de avental por outros homens.

A estrutura como um todo, onde da iluminação e mobiliário aos equipamentos e estacionamento próprio coberto, foram pensados para facilitar e oferecer conforto a quem busca o Daia. Outro exemplo é a logística de acesso a clientes acamados ou hospitalizados, desde a chegada à sala de exame, como o elevador preparado para recebê-los e a dinâmica de espaço do prédio acessível.

O agendamento de exames pode ser feito na central de atendimento no telefone, (69) 2182-0100 e pelo site www.daiadianostica.com.br. Para a entrega, além do setor de retirada de laudos, o cliente ainda pode optar pelo recebimento através do sistema Drive Thru que garante facilidade e agilidade no processo, ou a solicitação de entrega em domicílio, como também no próprio consultório do médico.

Tecnologias, facilidades e comodidades que despertaram o interesse de diversos convênios médicos, em firmar parceira com o Núcleo Daia, onde muitos já estão em atendimento, com satisfação.

Exemplo disso é o professor de inglês, Júlio Eduardo Neves, que mora em Presidente Médici (RO), localizado a aproximadamente 400 km da Capital, e encontrou no Núcleo Daia a facilidade para realizar o exame de polissonografia no último mês. “Eu já buscava o exame há algum tempo, mas o plano de saúde disse que só tinha em Goiânia. Depois de algum tempo busquei novamente e achei em Porto Velho, no Daia. A viagem é mais curta e com custo bem menor”, explica ele.

Assim como o professor, toda a população do Acre e demais estados da Região Norte podem ter acesso às mais avançadas tecnologias e aos mais modernos equipamentos da medicina diagnóstica. São aproximadamente 500 km de Rio Branco a Porto Velho, uma facilidade que contribui para a saúde preventiva de quem está atendo a qualidade de vida.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)