Segunda-feira, 21 de maio de 2012 - 18h21
O assunto foi discutido em assembleia conjunta realizada na tarde desta segunda-feira (21/05) pelo Sintero e pelo Sindeprof. Na oportunidade foi criada uma comissão composta por servidores da base, sendo três representantes do Sintero, três representantes do Sindeprof e três representantes do sindicato dos auditores municipais, para buscar junto ao prefeito Roberto Sobrinho e ao Ministério Público uma saída negociada.
O prazo estipulado para a negociação é o dia 29 de maio. Os servidores presentes na assembleia deliberaram que, caso a situação não seja resolvida nesse prazo, todas as categorias de servidores públicos municipais entrarão em greve simultaneamente.
Através de ação judicial, o Ministério Público questionou a forma de pagamento do quinquênio, um direito dos servidores municipais garantido em lei. O benefício, na forma de 10% a cada cinco anos de trabalho, era calculado sobre o total da remuneração, obedecendo, inclusive, entendimento pacificado no STF.
Como consequência da ação do MP, a Justiça determinou que o cálculo do quinquênio fosse sobre o salário base, o que causou sérios prejuízos aos servidores.
Segundo a direção do Sintero, o salário base dos servidores de várias categorias, de tão baixo, é apenas uma referência para as gratificações, vantagens pessoais e outros ganhos até como forma de recomposição salarial. Portanto, é sobre a composição salarial, chamada remuneração bruta que deve ser calculado o quinquênio.
A ação do MP, embora tenha sido movida contra o cálculo do quinquênio de 20 servidores, atinge a todos os servidores municipais pela aplicação do princípio da isonomia. Conforme a decisão judicial, o cálculo do quinquênio não pode de uma forma para 20 servidores e de outra forma para os restantes.
A assessoria jurídica do Sintero já recorreu da decisão judicial. Porém, a situação poderá ser resolvida através de entendimento entre a prefeitura, os representantes dos servidores e o Ministério Público, autor da ação.
Fonte: Ascom
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)