Sexta-feira, 17 de outubro de 2008 - 22h07
Os professores Flávio Salomão e Daniele Souza foram os ministrantes do primeiro dia de atividades da Jornada Odontológica das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA que começou na manhã da última quinta-feira (16 de outubro) no auditório da Instituição.
A professora Daniele Apoluceno ministrou a palestra Biossegurança na clínica odontológica. Daniele explicou e exemplificou para os acadêmicos, o que é a Biossegurança assim como a utilização dos materiais de proteção individual e coletiva.
Na segunda palestra do dia, que aconteceu à tarde, o professor Flávio Salomão abordou o tema Desvendando o Tratamento Restaurador Atraumático. Flávio discorreu sobre o histórico do procedimento e em seguida sobre as técnicas e materiais utilizados no tratamento e suas vantagens.
Durante o procedimento é removido apenas o tecido cariado minimizando o uso de anestésico local. Isso facilita a limpeza e desinfecção. Ao mesmo tempo em que o material utilizado facilita adesão ao tecido dentário, a reintegração de dentes com cárie a sua função e liberação de Flúor. Flávio ressaltou ainda o baixo custo do tratamento.
Através de slides, professor Flávio mostrou as etapas de adequação do meio bucal: Identificar, remover e/ou controlar os fatores da doença; controle de placa e profilaxia profissional; e remover parcialmente o tecido cariado e promover imediato preenchimento da cavidade com cimento de óxido de zinco e eugenol reforçado, cimento de ionômero de vidro ou, conforme a situação, aplicação de soluções cariostáticas.
No segundo dia (17) da Jornada, foram promovidas atividades voltadas para Odontologia Social e Preventiva (OSP). Sob a coordenação da professora Fernanda Bijella, os acadêmicos apresentaram teatro de fantoches e músicas com temas relacionados à prevenção. De acordo com a professora Fernanda Os acadêmicos têm desenvolvido o mesmo trabalho nas escolas que integram o projeto de OSP.
À tarde, os professores Miguel Valdés e Myrna Lícia ministraram palestras abordando temas como Prevenção e tratamento das complicações cirúrgicas e Imaginologia e radiologia na atualidade, respectivamente.
Professora Myrna enfatizou a aplicação de Tomografia, ressonância magnética, radiologia digital e o uso destas práticas no dia a dia odontológico. Em seguida, o professor Miguel Valdés, através de nove quadros, falou sobre prevenção de lesões de tecidos moles; prevenção ao deslocamento e fratura radicular; prevenção de lesões a dentes adjacentes; prevenção de extração de dente errado; prevenção de fratura de processo alveolar; prevenção de lesões ao nervo, entre outros.
Prevenir é melhor que curar, afirma o professor Miguel durante sua apresentação. O objetivo desta palestra é ensinar aos acadêmicos como prevenir complicações que venham ocorrer durante uma cirurgia.
De acordo com Miguel a prevenção das complicações cirúrgicas é mais bem realizada quando há uma cuidadosa avaliação pré-operatória e um plano de tratamento abrangente.
Fonte: FIMCA
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)