Sexta-feira, 17 de outubro de 2008 - 22h07
Os professores Flávio Salomão e Daniele Souza foram os ministrantes do primeiro dia de atividades da Jornada Odontológica das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA que começou na manhã da última quinta-feira (16 de outubro) no auditório da Instituição.
A professora Daniele Apoluceno ministrou a palestra Biossegurança na clínica odontológica. Daniele explicou e exemplificou para os acadêmicos, o que é a Biossegurança assim como a utilização dos materiais de proteção individual e coletiva.
Na segunda palestra do dia, que aconteceu à tarde, o professor Flávio Salomão abordou o tema Desvendando o Tratamento Restaurador Atraumático. Flávio discorreu sobre o histórico do procedimento e em seguida sobre as técnicas e materiais utilizados no tratamento e suas vantagens.
Durante o procedimento é removido apenas o tecido cariado minimizando o uso de anestésico local. Isso facilita a limpeza e desinfecção. Ao mesmo tempo em que o material utilizado facilita adesão ao tecido dentário, a reintegração de dentes com cárie a sua função e liberação de Flúor. Flávio ressaltou ainda o baixo custo do tratamento.
Através de slides, professor Flávio mostrou as etapas de adequação do meio bucal: Identificar, remover e/ou controlar os fatores da doença; controle de placa e profilaxia profissional; e remover parcialmente o tecido cariado e promover imediato preenchimento da cavidade com cimento de óxido de zinco e eugenol reforçado, cimento de ionômero de vidro ou, conforme a situação, aplicação de soluções cariostáticas.
No segundo dia (17) da Jornada, foram promovidas atividades voltadas para Odontologia Social e Preventiva (OSP). Sob a coordenação da professora Fernanda Bijella, os acadêmicos apresentaram teatro de fantoches e músicas com temas relacionados à prevenção. De acordo com a professora Fernanda Os acadêmicos têm desenvolvido o mesmo trabalho nas escolas que integram o projeto de OSP.
À tarde, os professores Miguel Valdés e Myrna Lícia ministraram palestras abordando temas como Prevenção e tratamento das complicações cirúrgicas e Imaginologia e radiologia na atualidade, respectivamente.
Professora Myrna enfatizou a aplicação de Tomografia, ressonância magnética, radiologia digital e o uso destas práticas no dia a dia odontológico. Em seguida, o professor Miguel Valdés, através de nove quadros, falou sobre prevenção de lesões de tecidos moles; prevenção ao deslocamento e fratura radicular; prevenção de lesões a dentes adjacentes; prevenção de extração de dente errado; prevenção de fratura de processo alveolar; prevenção de lesões ao nervo, entre outros.
Prevenir é melhor que curar, afirma o professor Miguel durante sua apresentação. O objetivo desta palestra é ensinar aos acadêmicos como prevenir complicações que venham ocorrer durante uma cirurgia.
De acordo com Miguel a prevenção das complicações cirúrgicas é mais bem realizada quando há uma cuidadosa avaliação pré-operatória e um plano de tratamento abrangente.
Fonte: FIMCA
Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)