Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Acadêmicos da FIMCA participam das atividades de Jornada Odontológica



Os professores Flávio Salomão e Daniele Souza foram os ministrantes do primeiro dia de atividades da Jornada Odontológica das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA que começou na manhã da última quinta-feira (16 de outubro) no auditório da Instituição.

A professora Daniele Apoluceno ministrou a palestra “Biossegurança na clínica odontológica”. Daniele explicou e exemplificou para os acadêmicos, o que é a Biossegurança assim como a utilização dos materiais de proteção individual e coletiva.

Na segunda palestra do dia, que aconteceu à tarde, o professor Flávio Salomão abordou o tema “Desvendando o Tratamento Restaurador Atraumático”. Flávio discorreu sobre o histórico do procedimento e em seguida sobre as técnicas e materiais utilizados no tratamento e suas vantagens.

“Durante o procedimento é removido apenas o tecido cariado minimizando o uso de anestésico local. Isso facilita a limpeza e desinfecção. Ao mesmo tempo em que o material utilizado facilita adesão ao tecido dentário, a reintegração de dentes com cárie a sua função e liberação de Flúor”. Flávio ressaltou ainda o baixo custo do tratamento.

Através de slides, professor Flávio mostrou as etapas de adequação do meio bucal: Identificar, remover e/ou controlar os fatores da doença; controle de placa e profilaxia profissional; e remover parcialmente o tecido cariado e promover imediato preenchimento da cavidade com cimento de óxido de zinco e eugenol reforçado, cimento de ionômero de vidro ou, conforme a situação, aplicação de soluções cariostáticas.

No segundo dia (17) da Jornada, foram promovidas atividades voltadas para Odontologia Social e Preventiva (OSP). Sob a coordenação da professora Fernanda Bijella, os acadêmicos apresentaram teatro de fantoches e músicas com temas relacionados à prevenção. De acordo com a professora Fernanda – “Os acadêmicos têm desenvolvido o mesmo trabalho nas escolas que integram o projeto de OSP”.

À tarde, os professores Miguel Valdés e Myrna Lícia ministraram palestras abordando temas como “Prevenção e tratamento das complicações cirúrgicas” e “Imaginologia e radiologia na atualidade”, respectivamente.

Professora Myrna enfatizou a aplicação de Tomografia, ressonância magnética, radiologia digital e o uso destas práticas no dia a dia odontológico. Em seguida, o professor Miguel Valdés, através de nove quadros, falou sobre prevenção de lesões de tecidos moles; prevenção ao deslocamento e fratura radicular; prevenção de lesões a dentes adjacentes; prevenção de extração de dente errado; prevenção de fratura de processo alveolar; prevenção de lesões ao nervo, entre outros.

“Prevenir é melhor que curar”, afirma o professor Miguel durante sua apresentação. “O objetivo desta palestra é ensinar aos acadêmicos como prevenir complicações que venham ocorrer durante uma cirurgia.

De acordo com Miguel a prevenção das complicações cirúrgicas é mais bem realizada quando há uma cuidadosa avaliação pré-operatória e um plano de tratamento abrangente.

Fonte:  FIMCA

Mais Sobre Política

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di