Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Acadêmicos da FIMCA participam das atividades de Jornada Odontológica



Os professores Flávio Salomão e Daniele Souza foram os ministrantes do primeiro dia de atividades da Jornada Odontológica das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA que começou na manhã da última quinta-feira (16 de outubro) no auditório da Instituição.

A professora Daniele Apoluceno ministrou a palestra “Biossegurança na clínica odontológica”. Daniele explicou e exemplificou para os acadêmicos, o que é a Biossegurança assim como a utilização dos materiais de proteção individual e coletiva.

Na segunda palestra do dia, que aconteceu à tarde, o professor Flávio Salomão abordou o tema “Desvendando o Tratamento Restaurador Atraumático”. Flávio discorreu sobre o histórico do procedimento e em seguida sobre as técnicas e materiais utilizados no tratamento e suas vantagens.

“Durante o procedimento é removido apenas o tecido cariado minimizando o uso de anestésico local. Isso facilita a limpeza e desinfecção. Ao mesmo tempo em que o material utilizado facilita adesão ao tecido dentário, a reintegração de dentes com cárie a sua função e liberação de Flúor”. Flávio ressaltou ainda o baixo custo do tratamento.

Através de slides, professor Flávio mostrou as etapas de adequação do meio bucal: Identificar, remover e/ou controlar os fatores da doença; controle de placa e profilaxia profissional; e remover parcialmente o tecido cariado e promover imediato preenchimento da cavidade com cimento de óxido de zinco e eugenol reforçado, cimento de ionômero de vidro ou, conforme a situação, aplicação de soluções cariostáticas.

No segundo dia (17) da Jornada, foram promovidas atividades voltadas para Odontologia Social e Preventiva (OSP). Sob a coordenação da professora Fernanda Bijella, os acadêmicos apresentaram teatro de fantoches e músicas com temas relacionados à prevenção. De acordo com a professora Fernanda – “Os acadêmicos têm desenvolvido o mesmo trabalho nas escolas que integram o projeto de OSP”.

À tarde, os professores Miguel Valdés e Myrna Lícia ministraram palestras abordando temas como “Prevenção e tratamento das complicações cirúrgicas” e “Imaginologia e radiologia na atualidade”, respectivamente.

Professora Myrna enfatizou a aplicação de Tomografia, ressonância magnética, radiologia digital e o uso destas práticas no dia a dia odontológico. Em seguida, o professor Miguel Valdés, através de nove quadros, falou sobre prevenção de lesões de tecidos moles; prevenção ao deslocamento e fratura radicular; prevenção de lesões a dentes adjacentes; prevenção de extração de dente errado; prevenção de fratura de processo alveolar; prevenção de lesões ao nervo, entre outros.

“Prevenir é melhor que curar”, afirma o professor Miguel durante sua apresentação. “O objetivo desta palestra é ensinar aos acadêmicos como prevenir complicações que venham ocorrer durante uma cirurgia.

De acordo com Miguel a prevenção das complicações cirúrgicas é mais bem realizada quando há uma cuidadosa avaliação pré-operatória e um plano de tratamento abrangente.

Fonte:  FIMCA

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)