Sábado, 21 de maio de 2011 - 12h28
As inscrições para o Fórum de Direito Constitucional e Administrativo, que o Tribunal de Contas está realizando em comemoração aos seus 28 anos de instalação no Estado, ainda podem ser feitas, através do endereço eletrônico www.tce.ro.gov.br/sigiep. O evento será realizado no auditório do TCE, em Porto Velho, a partir da próxima quarta-feira (25).
Renomados juristas e estudiosos do Direito de várias partes do País ministrarão palestras durante o evento. Um deles é o procurador-geral do município de Fortaleza (Ceará), Martônio Mont’Alverne Barreto Lima, doutor em Direito pela Universidade de Frankfurt (Alemanha), que se apresenta na próxima quinta-feira (26), às 8h30.
Martônio discorrerá sobre o tema “Controle de constitucionalidade pelos TCEs”. Coordenador do curso de pós-graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), ele tem diversos artigos e livros publicados, abordando aspectos relativos não só às ciências jurídicas, mas também o cenário político da democracia brasileira.
A palestra será precedida de um painel de debates, no qual os participantes poderão tirar dúvidas ou esclarecer pontos sobre o tema com o professor doutor. O debatedor será o procurador do Ministério Público de Contas (MPC) de Rondônia, Adilson Moreira de Medeiros.
ABERTURA
A abertura do Fórum de Direito Constitucional e Administrativo será realizada na próxima quarta-feira (25), às 19h, com conferência sobre controle de políticas públicas pelos Tribunais de Contas, com o conselheiro do TCE do Rio Grande do Sul, Hélio Mileski.
Na quinta-feira (26), além do professor doutor Martônio Mont’Alverne, outros palestrantes estarão em evidência. O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Orestes Muniz Filho, aborda o tema “Princípio do devido processo legal, ampla defesa e contraditório em processos dos TCs”.
Já a presidente da Associação Nacional dos Ministérios Públicos de Contas (Ampcon), Evelyn Pareja, que é procuradora do MPC do Amazonas, abordará o tema “Novas perspectivas de atuação do Ministério Público de Contas”, enquanto o juiz de Direito Edenir Sebastião Albuquerque Rosa, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Rondônia, discorrerá sobre “Publicidade institucional”.
Doutor o mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor Luciano Ferraz abre o último dia do evento, 27, discorrendo sobre “A LRF e a terceirização de mão de obra no serviço público”. Em seguida, o promotor de Justiça de Rondônia, Pedro Abi-Eçab, fala sobre “O Tribunal de Contas e a defesa do meio ambiente”.
A conferência de encerramento do Fórum de Direito Constitucional e Administrativo será feita pelo consultor jurídico do Tribunal de Contas do Paraná, Edgar Guimarães, que é doutorando da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele abordará o tema “Adesão à ata de registro de preços: aspectos práticos e jurídicos”.
Em todas as palestras, será aberto espaço para a participação do público, com painéis de debates sendo conduzidos por autoridades convidadas ou membros do TCE-RO. O evento termina com pronunciamento do conselheiro Wilber Coimbra, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), setor do TCE responsável pela coordenação-geral do evento.
Fonte: Ascom
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado