Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Abertas inscrições para o Câmara Mirim 2024

Alunos do Ensino Fundamental têm a chance de vivenciar a experiência parlamentar através do programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados


Abertas inscrições para o Câmara Mirim 2024 - Gente de Opinião

Estão abertas as inscrições para o programa Câmara Mirim 2024, destinado a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Até o dia 30 de junho, estudantes de instituições educacionais, tanto públicas quanto privadas, devem enviar um projeto de lei de sua própria autoria para o Plenarinho por meio de formulário do programa.  

Uma equipe especializada de consultores legislativos selecionará as três melhores propostas. Os estudantes responsáveis pelos projetos escolhidos serão convidados pela Câmara dos Deputados a participar, nos dias 24 e 25 de outubro, de uma experiência educacional em Brasília, onde atuarão como deputados mirins por dois dias. 

Iniciativa do Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, o Câmara Mirim se destaca como um programa voltado para a educação política, abrindo portas para alunos do ensino fundamental vivenciarem a rotina parlamentar, realizando atividades que vão desde a elaboração de um projeto de lei até o debate das propostas em comissão e a sua votação em Plenário. 

Educadores 

O prazo de inscrição para os professores interessados em participar da edição deste ano do programa vai até o dia 28 de abril. Eles devem atuar em turmas do 5º ao 9º ano, de escolas públicas ou particulares. Também podem participar educadores vinculados às Câmaras Mirins Municipais. 

Para se inscrever, o educador deve enviar uma redação com até 40 linhas sobre o tema “O futuro da educação para a democracia: que Brasil queremos, e o que precisamos fazer para chegarmos lá?”. 

Os textos devem ser enviados para o endereço camaramirim@camara.leg.br. O resultado será divulgado até 6 de maio de 2024. Serão selecionados cinco “Novos Educadores” e cinco “Educadores Parceiros”, que ganharão o direito de participar do programa com turmas de 25 estudantes.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)