Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Abertas inscrições para o Câmara Mirim 2024

Alunos do Ensino Fundamental têm a chance de vivenciar a experiência parlamentar através do programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados


Abertas inscrições para o Câmara Mirim 2024 - Gente de Opinião

Estão abertas as inscrições para o programa Câmara Mirim 2024, destinado a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Até o dia 30 de junho, estudantes de instituições educacionais, tanto públicas quanto privadas, devem enviar um projeto de lei de sua própria autoria para o Plenarinho por meio de formulário do programa.  

Uma equipe especializada de consultores legislativos selecionará as três melhores propostas. Os estudantes responsáveis pelos projetos escolhidos serão convidados pela Câmara dos Deputados a participar, nos dias 24 e 25 de outubro, de uma experiência educacional em Brasília, onde atuarão como deputados mirins por dois dias. 

Iniciativa do Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, o Câmara Mirim se destaca como um programa voltado para a educação política, abrindo portas para alunos do ensino fundamental vivenciarem a rotina parlamentar, realizando atividades que vão desde a elaboração de um projeto de lei até o debate das propostas em comissão e a sua votação em Plenário. 

Educadores 

O prazo de inscrição para os professores interessados em participar da edição deste ano do programa vai até o dia 28 de abril. Eles devem atuar em turmas do 5º ao 9º ano, de escolas públicas ou particulares. Também podem participar educadores vinculados às Câmaras Mirins Municipais. 

Para se inscrever, o educador deve enviar uma redação com até 40 linhas sobre o tema “O futuro da educação para a democracia: que Brasil queremos, e o que precisamos fazer para chegarmos lá?”. 

Os textos devem ser enviados para o endereço camaramirim@camara.leg.br. O resultado será divulgado até 6 de maio de 2024. Serão selecionados cinco “Novos Educadores” e cinco “Educadores Parceiros”, que ganharão o direito de participar do programa com turmas de 25 estudantes.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)