Quarta-feira, 10 de setembro de 2008 - 20h44
Cerca de 800 pessoas, entre representantes da sociedade civil, governos estadual e federal, dos três poderes e do Ministério Público, participam, até esta quinta-feira (11/9), da II Conferência Estadual de Direitos Humanos, cujo principal objetivo é fazer um diagnóstico crítico da situação dos direitos humanos em Rondônia, além de estabelecer estratégias de ações e discutir a implantação do Plano Estadual de Direitos Humanos.
O encontro foi aberto na manhã desta quarta-feira (10/9), no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com a presença do secretário-adjunto da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, e representantes do governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, OAB e entidades civis de defesa dos direitos humanos. Organizada pelo Governo do Estado de Rondônia, a conferência conta com a parceria do Ministério Público de Rondônia.
A secretária de Estado da Assistência Social, Tânia Pires, que representou o governador Ivo Cassol na solenidade, afirmou que, por determinação do governador, todas os temas definidos como prioridades na Conferência, e que serão levados pelos delegados do Estado ao encontro nacional, serão incluídos na discussão do próximo Plano Plurianual (PPA).
De acordo com Perly Cipriano, já foram realizadas, em todo o país, 40 conferências, reunindo mais de quatro milhões de pessoas, como preparação para a 11ª Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília, no período de 15 a 18 de dezembro deste ano. Dividida em seis eixos, a conferência nacional tem como um dos principais objetivos fazer uma revisão do Plano Nacional de Direitos Humanos.
O Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Benitez, ressaltou, durante a abertura da conferência, que a conquista dos direitos humanos é uma luta que vem ao longo da história do homem. Ele salientou que a Constituição de 1988 estabeleceu uma série de direitos aos cidadãos. Mas os cidadãos precisam tomar conhecimento desses direitos e exercê-los, observou. Benitez participa, na noite desta quarta-feira, a partir das 20 horas, do painel sobre Desenvolvimento e Direitos Humanos.
A presidente da Conferência estadual, Itaci Alves Ferreira, agradeceu aos parceiros do evento, em especial ao Ministério Público. O Ministério Público foi um co-organizador dessa conferência, contribuindo para a articulação dos demais órgãos, observou Itaci, fazendo um agradecimento especial ao Diretor do Centro de Apoio Operacional Cível, Procurador de Justiça Gilberto Barbosa.
Após a abertura oficial, foi realizado o primeiro painel com o tema Universalizar direitos em um contexto de desigualdades. A conferência prossegue na tarde desta quarta-feira, a partir das 14 horas, com dois painéis: Violência, Segurança Pública e Acesso à Justiça e Pacto Federativo e Responsabilidade dos Três Poderes, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Fonte: Fábia Assumpção MTE/372/AL
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement
Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho
Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch