Quarta-feira, 10 de setembro de 2008 - 20h44
Cerca de 800 pessoas, entre representantes da sociedade civil, governos estadual e federal, dos três poderes e do Ministério Público, participam, até esta quinta-feira (11/9), da II Conferência Estadual de Direitos Humanos, cujo principal objetivo é fazer um diagnóstico crítico da situação dos direitos humanos em Rondônia, além de estabelecer estratégias de ações e discutir a implantação do Plano Estadual de Direitos Humanos.
O encontro foi aberto na manhã desta quarta-feira (10/9), no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com a presença do secretário-adjunto da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, e representantes do governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, OAB e entidades civis de defesa dos direitos humanos. Organizada pelo Governo do Estado de Rondônia, a conferência conta com a parceria do Ministério Público de Rondônia.
A secretária de Estado da Assistência Social, Tânia Pires, que representou o governador Ivo Cassol na solenidade, afirmou que, por determinação do governador, todas os temas definidos como prioridades na Conferência, e que serão levados pelos delegados do Estado ao encontro nacional, serão incluídos na discussão do próximo Plano Plurianual (PPA).
De acordo com Perly Cipriano, já foram realizadas, em todo o país, 40 conferências, reunindo mais de quatro milhões de pessoas, como preparação para a 11ª Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília, no período de 15 a 18 de dezembro deste ano. Dividida em seis eixos, a conferência nacional tem como um dos principais objetivos fazer uma revisão do Plano Nacional de Direitos Humanos.
O Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Benitez, ressaltou, durante a abertura da conferência, que a conquista dos direitos humanos é uma luta que vem ao longo da história do homem. Ele salientou que a Constituição de 1988 estabeleceu uma série de direitos aos cidadãos. Mas os cidadãos precisam tomar conhecimento desses direitos e exercê-los, observou. Benitez participa, na noite desta quarta-feira, a partir das 20 horas, do painel sobre Desenvolvimento e Direitos Humanos.
A presidente da Conferência estadual, Itaci Alves Ferreira, agradeceu aos parceiros do evento, em especial ao Ministério Público. O Ministério Público foi um co-organizador dessa conferência, contribuindo para a articulação dos demais órgãos, observou Itaci, fazendo um agradecimento especial ao Diretor do Centro de Apoio Operacional Cível, Procurador de Justiça Gilberto Barbosa.
Após a abertura oficial, foi realizado o primeiro painel com o tema Universalizar direitos em um contexto de desigualdades. A conferência prossegue na tarde desta quarta-feira, a partir das 14 horas, com dois painéis: Violência, Segurança Pública e Acesso à Justiça e Pacto Federativo e Responsabilidade dos Três Poderes, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Fonte: Fábia Assumpção MTE/372/AL
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple