Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aberta a II Conferência Estadual de Direitos Humanos


 
Cerca de 800 pessoas, entre representantes da sociedade civil, governos estadual e federal, dos três poderes e do Ministério Público, participam, até esta quinta-feira (11/9), da II Conferência Estadual de Direitos Humanos, cujo principal objetivo é fazer um diagnóstico crítico da situação dos direitos humanos em Rondônia, além de estabelecer estratégias de ações e discutir a implantação do Plano Estadual de Direitos Humanos.

O encontro foi aberto na manhã desta quarta-feira (10/9), no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com a presença do secretário-adjunto da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, e representantes do governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, OAB e entidades civis de defesa dos direitos humanos. Organizada pelo Governo do Estado de Rondônia, a conferência conta com a parceria do Ministério Público de Rondônia.

A secretária de Estado da Assistência Social, Tânia Pires, que representou o governador Ivo Cassol na solenidade, afirmou que, por determinação do governador, todas os temas definidos como prioridades na Conferência, e que serão levados pelos delegados do Estado ao encontro nacional, serão incluídos na discussão do próximo Plano Plurianual (PPA).

De acordo com Perly Cipriano, já foram realizadas, em todo o país, 40 conferências, reunindo mais de quatro milhões de pessoas, como preparação para a 11ª  Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília, no período de 15 a 18 de dezembro deste ano. Dividida em seis eixos, a conferência nacional tem como um dos principais objetivos fazer uma revisão do Plano Nacional de Direitos Humanos.

O Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Benitez,  ressaltou, durante a abertura da conferência, que a conquista dos direitos humanos é uma luta que vem ao longo da história do homem. Ele salientou que a Constituição de 1988 estabeleceu uma série de direitos aos cidadãos. “Mas os cidadãos precisam tomar conhecimento desses direitos e exercê-los”, observou. Benitez participa, na noite desta quarta-feira, a partir das 20 horas, do painel sobre “Desenvolvimento e Direitos Humanos”.

A presidente da Conferência estadual, Itaci Alves Ferreira, agradeceu aos parceiros do evento, em especial ao Ministério Público. “O Ministério Público foi um co-organizador dessa conferência, contribuindo para a articulação dos demais órgãos”, observou Itaci, fazendo um agradecimento especial ao Diretor do Centro de Apoio Operacional Cível, Procurador de Justiça Gilberto Barbosa.

Após a abertura oficial, foi realizado o primeiro painel com o tema “Universalizar direitos em um contexto de desigualdades”. A conferência prossegue na tarde desta quarta-feira, a partir das 14 horas, com dois painéis: “Violência, Segurança Pública e Acesso à Justiça” e “Pacto Federativo e Responsabilidade dos Três Poderes, do Ministério Público e da Defensoria Pública”.

Fonte: Fábia Assumpção MTE/372/AL
 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)