Segunda-feira, 15 de novembro de 2010 - 08h08
Encerrou dia 13 de novembro o curso Desenho de Som – Captação para Cinema e Vídeo, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco através do Canne - Centro Audiovisual Norte-Nordeste, de Pernambuco, em parceria com a SECEL e ABD/RO entidades que acreditam na qualificação profissional dos técnicos rondonienses.
Rondônia já pode contar com profissionais qualificados para atuar em duas grandes áreas do audiovisual e do Cinema brasileiro, através de dois cursos realizados em Porto Velho, em outubro – Direção de Fotografia, novembro – Desenho de Som-Captação, cursos definidos para o aperfeiçoamento de fotógrafos, documentaristas, cinegrafistas, cineclubes, profissionais dos veículos de comunicações e produtoras locais.
Na avaliação de Nicolas Hallet - Professor do curso, os profissionais rondonienses participaram efetivamente das aulas, com aproveitamento integral das aulas teóricas, demonstrativas e práticas.
Durante as aulas os profissionais tiravam suas dúvidas e aumentaram o conhecimento teórico-prático através das aulas diárias e apreenderam novas técnicas, dicas e macetes que ajudarão a melhorar as produções e finalizações em seus futuros trabalhos, adequando-se a cada área de atuação no mercado em Rondônia, com informações atualizadas no mundo do cinema e audiovisual brasileiro.
O curso de Desenho de Som para Cinema e vídeo foi realizado no Sebrae em Porto Velho e foram ministrados por Nicolas Hallet e Simone Dourado.
“São 45 novos profissionais (25 Direção de Fotografia e 20 Desenho de Som-Captação) que estão aptos para atuarem no mercado cada vem mais competitivo e qualificado, é esse o compromisso da ABD/RO de propiciar cursos de qualificação aos nossos profissionais e técnicos que atuam no audiovisual rondoniense, buscando parcerias nacionais e locais para esses fins” afirmou Luiz Brito presidente da ABD/RO.
E, aproveitamos a oportunidade para agradecer à Direção do Sebrae, ao Secretário da SECEL, Jucélis de Freitas, a gerente de Cultura Bebel e sua equipe de apoio, além de colaboradores e os participantes que foram contemplados com os referidos cursos, todos gratuitamente e que receberão certificados de conclusão.
Fonte: Ascon/ABD/RO
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)