Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A QUESTÃO DO LEITE - Rondônia produz dois milhões de litros diariamente




O Estado de Rondônia conta com uma produção diária de quase 2 milhões de litros de leite, envolvendo milhares de pequenos produtores - que tem investido muito para melhorar a qualidade do produto -, a redução do preço pago pelos laticínios tem ocasionado enormes prejuízos a cadeia produtiva e ao próprio comércio das cidades, que já se ressentem nas suas vendas. 

Nosso estado já tem uma das maiores bacias leiteiras do país e atende com suas exportações os grandes mercados consumidores dos estados do centro-sul. O leite e seus derivados, assim como a agronegócio em geral, têm elevado o PIB nos últimos anos e a recente queda nos preços gerou uma gritaria que ecoa de Nova Mamoré á Rolim de Moura. 

Sob acusações de formação de cartéis os laticínios se defendem. Na Assembléia Legislativa, em defesa dos produtores, foi requerida uma Comissão Parlamentar de Inquérito -CPI para investigar o que está ocorrendo, com base em denuncias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de Rondônia- Fetagro. Seus dirigentes acusam as empresas de realizarem reuniões secretas para formar cartel e ditar preços no estado. As acusações chegam até a sonegação de impostos. 

A grita dos produtores rondonienses tem razão de ser. Para início de tudo, os laticínios recebem, nas contas da entidade que representa o segmento produtivo, até 85 por cento de subsídios, de um outro lado constatou-se a mais drástica redução no pagamento por litro em Rondônia: R$ 0,15 por litro. Sobram razões para os protestos: os fornecedores nunca sabem o preço real que vão receber pelo produto, sendo surpreendidos a cada semana pelas alterações nas regras do jogo. 

Do lado patronal, respondendo pelos interesses dos laticínios, a entidade alega que as acusações dos produtores carecem de fundamento. Vão mais longe ainda: alegam que quando pagam preços maiores ninguém reclama e, o que está ocorrendo decorre da função das leis de mercado. No tocante a acusação de reuniões secretas, a entidade representativa esclarece que são encontros cotidianos e transparentes, que visam à discussão da realidade do mercado, monitorado diariamente também nos grandes centros. Não conseguem explicar, no entanto, o preço único firmado pelos empresários do ramo, o que caracteriza claramente a cartelização. 

Ao meio de toda confusão começam as discussões a Assembléia Legislativa abre sua CPI na próxima terça-feira visando investigar o que está ocorrendo. 

Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)