Quinta-feira, 2 de junho de 2011 - 13h18
O varejo anuncia uma tendência que promete não sair de moda: as sacolas biodegradáveis. Aparentemente, é uma sacola de plástico comum, mas a composição do produto é um peso a menos na balança dos impactos ambientais. O modelo da sacola oxi-biodegradável do Porto Velho Shopping, usada na promoção de namorados, leva três meses para se decompor no meio ambiente e as lojas seguem a mesma linha.
Há sacolas que trazem mensagem de incentivo à vida sustentável como as da loja C&A com o slogan: “A moda é respeitar o meio ambiente”. Outros modelos são de uso contínuo como as de pelipropileno na loja Americanas, que carregam estampado o símbolo da reciclagem. E a Lilica & Tigor disponibiliza sacola que se decompõe a partir de 18 meses.
Independente do material sustentável, o varejo carrega a marca do meio ambiente e essa tendência promete não sair de moda.
Saco é um saco – As sacolas plásticas normais levam 300 anos para se decompor. O mais preocupante são os números de consumo. De acordo com o site Planeta Sustentável, um bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente, o que rende 66 sacolas por brasileiro ao mês.
Segundo o biólogo e professor universitário Flávio Aparecido Terassini, um dos principais impactos dessas sacolas é quando um animal ingere o produto. Isso é comum acontecer entre animais que comem plantas como tartarugas e capivaras. Muitos morrem sufocados ou com problemas de estômago.
O consumidor e as empresas podem contribuir com o planeta ao optar pelo uso de sacolas biodegradáveis ou com mais durabilidade.
Fonte: Dalila Nogueira
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