Quinta-feira, 2 de junho de 2011 - 13h18
O varejo anuncia uma tendência que promete não sair de moda: as sacolas biodegradáveis. Aparentemente, é uma sacola de plástico comum, mas a composição do produto é um peso a menos na balança dos impactos ambientais. O modelo da sacola oxi-biodegradável do Porto Velho Shopping, usada na promoção de namorados, leva três meses para se decompor no meio ambiente e as lojas seguem a mesma linha.
Há sacolas que trazem mensagem de incentivo à vida sustentável como as da loja C&A com o slogan: “A moda é respeitar o meio ambiente”. Outros modelos são de uso contínuo como as de pelipropileno na loja Americanas, que carregam estampado o símbolo da reciclagem. E a Lilica & Tigor disponibiliza sacola que se decompõe a partir de 18 meses.
Independente do material sustentável, o varejo carrega a marca do meio ambiente e essa tendência promete não sair de moda.
Saco é um saco – As sacolas plásticas normais levam 300 anos para se decompor. O mais preocupante são os números de consumo. De acordo com o site Planeta Sustentável, um bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente, o que rende 66 sacolas por brasileiro ao mês.
Segundo o biólogo e professor universitário Flávio Aparecido Terassini, um dos principais impactos dessas sacolas é quando um animal ingere o produto. Isso é comum acontecer entre animais que comem plantas como tartarugas e capivaras. Muitos morrem sufocados ou com problemas de estômago.
O consumidor e as empresas podem contribuir com o planeta ao optar pelo uso de sacolas biodegradáveis ou com mais durabilidade.
Fonte: Dalila Nogueira
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)