Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A força do Cooperativismo


                                        
Salatiel Rodrigues *

Hoje, a maioria dos países desenvolvidos conta com os melhores índices de qualidade de vida, e a cultura cooperativista tem um lugar de destaque. Nos Estados Unidos da América do Norte, existem mais de 150 milhões de pessoas associadas às cooperativas, representando 60% da população; na Alemanha, 80% dos agricultores e 75% dos comerciantes estão organizados desta forma. E, no Brasil, 25 milhões de pessoas, ou seja, 8% da população são associados a quase 8 mil entidades que integram a Organização das Cooperativas Brasileiras.

Cooperativismo é um sistema econômico que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas, tendo como objetivo difundir os ideais em que se baseia, no intuito de atingir o pleno desenvolvimento econômico e social.             

Cooperativismo é a união de pessoas voltadas para um objetivo comum, visando alcançar os objetivos propostos na sua constituição estatutária.

O Cooperativismo defende a reforma pacífica e gradual da coletividade e a solução dos problemas comuns através da união, auxílio mútuo e integração pessoal. Busca a correção de desníveis e injustiças sociais com a repartição harmoniosa de bens e valores.

No Brasil

O artigo 3º. da Lei 5.764/71 traz claramente o objetivo essencial da criação de uma Cooperativa, onde "celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetividade de lucro". Isto significa que uma pessoa, para associar-se racionalmente a uma Cooperativa, deve partir da expectativa de que possa alcançar de FORMA ASSOCIATIVA a realização de seus objetivos em nível, no mínimo, igual ao que conseguiria individualmente.

As Cooperativas são EMPRESAS de pessoas que não visam a obtenção de resultados para seus associados; no entanto, a avaliação da eficiência das mesmas não pode levar em conta apenas a obtenção de sobras para seus participantes, visto que, além de donos, eles são, também, clientes desta empresa cooperativa, permitindo que os resultados auferidos possam ser econômicos, sociais, e educacionais, agregadores de qualidade de vida, e de renda.

- Acima de tudo, as Cooperativas são associações ao serviço de seus membros.

* Salatiel Rodrigues é presidente da OCB-SESCOOP-RO                     
(Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia)


Fonte:
antonio roque ferreira
roquevha@hotmail.com
OCB/SESCOOP-RO
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)