Segunda-feira, 4 de agosto de 2008 - 10h47
Salatiel Rodrigues *
Hoje, a maioria dos países desenvolvidos conta com os melhores índices de qualidade de vida, e a cultura cooperativista tem um lugar de destaque. Nos Estados Unidos da América do Norte, existem mais de 150 milhões de pessoas associadas às cooperativas, representando 60% da população; na Alemanha, 80% dos agricultores e 75% dos comerciantes estão organizados desta forma. E, no Brasil, 25 milhões de pessoas, ou seja, 8% da população são associados a quase 8 mil entidades que integram a Organização das Cooperativas Brasileiras.
Cooperativismo é um sistema econômico que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas, tendo como objetivo difundir os ideais em que se baseia, no intuito de atingir o pleno desenvolvimento econômico e social.
Cooperativismo é a união de pessoas voltadas para um objetivo comum, visando alcançar os objetivos propostos na sua constituição estatutária.
O Cooperativismo defende a reforma pacífica e gradual da coletividade e a solução dos problemas comuns através da união, auxílio mútuo e integração pessoal. Busca a correção de desníveis e injustiças sociais com a repartição harmoniosa de bens e valores.
No Brasil
O artigo 3º. da Lei 5.764/71 traz claramente o objetivo essencial da criação de uma Cooperativa, onde "celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetividade de lucro". Isto significa que uma pessoa, para associar-se racionalmente a uma Cooperativa, deve partir da expectativa de que possa alcançar de FORMA ASSOCIATIVA a realização de seus objetivos em nível, no mínimo, igual ao que conseguiria individualmente.
As Cooperativas são EMPRESAS de pessoas que não visam a obtenção de resultados para seus associados; no entanto, a avaliação da eficiência das mesmas não pode levar em conta apenas a obtenção de sobras para seus participantes, visto que, além de donos, eles são, também, clientes desta empresa cooperativa, permitindo que os resultados auferidos possam ser econômicos, sociais, e educacionais, agregadores de qualidade de vida, e de renda.
- Acima de tudo, as Cooperativas são associações ao serviço de seus membros.
* Salatiel Rodrigues é presidente da OCB-SESCOOP-RO
(Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia)
Fonte:
antonio roque ferreira
roquevha@hotmail.com
OCB/SESCOOP-RO
Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno
Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), comemorou o avanço da proposta para construção do Centro de Treiname
EMDUR responde a pedido de providência do Vereador Everaldo Fogaça
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR) se manifestou, por meio do Ofício Externo nº 622/2025, em resposta ao pedido de providência do
A deputada federal Cristiane Lopes celebrou a realização de um sonho aguardado há mais de duas décadas pela população de União Bandeirantes (RO). Po