Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A força do Cooperativismo


                                        
Salatiel Rodrigues *

Hoje, a maioria dos países desenvolvidos conta com os melhores índices de qualidade de vida, e a cultura cooperativista tem um lugar de destaque. Nos Estados Unidos da América do Norte, existem mais de 150 milhões de pessoas associadas às cooperativas, representando 60% da população; na Alemanha, 80% dos agricultores e 75% dos comerciantes estão organizados desta forma. E, no Brasil, 25 milhões de pessoas, ou seja, 8% da população são associados a quase 8 mil entidades que integram a Organização das Cooperativas Brasileiras.

Cooperativismo é um sistema econômico que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas, tendo como objetivo difundir os ideais em que se baseia, no intuito de atingir o pleno desenvolvimento econômico e social.             

Cooperativismo é a união de pessoas voltadas para um objetivo comum, visando alcançar os objetivos propostos na sua constituição estatutária.

O Cooperativismo defende a reforma pacífica e gradual da coletividade e a solução dos problemas comuns através da união, auxílio mútuo e integração pessoal. Busca a correção de desníveis e injustiças sociais com a repartição harmoniosa de bens e valores.

No Brasil

O artigo 3º. da Lei 5.764/71 traz claramente o objetivo essencial da criação de uma Cooperativa, onde "celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetividade de lucro". Isto significa que uma pessoa, para associar-se racionalmente a uma Cooperativa, deve partir da expectativa de que possa alcançar de FORMA ASSOCIATIVA a realização de seus objetivos em nível, no mínimo, igual ao que conseguiria individualmente.

As Cooperativas são EMPRESAS de pessoas que não visam a obtenção de resultados para seus associados; no entanto, a avaliação da eficiência das mesmas não pode levar em conta apenas a obtenção de sobras para seus participantes, visto que, além de donos, eles são, também, clientes desta empresa cooperativa, permitindo que os resultados auferidos possam ser econômicos, sociais, e educacionais, agregadores de qualidade de vida, e de renda.

- Acima de tudo, as Cooperativas são associações ao serviço de seus membros.

* Salatiel Rodrigues é presidente da OCB-SESCOOP-RO                     
(Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia)


Fonte:
antonio roque ferreira
roquevha@hotmail.com
OCB/SESCOOP-RO
 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)