Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A Executiva Nacional da Força Sindical refuta acusações contra Amaral de Rondônia



A Executiva Nacional da Força Sindical respondeu as denúncias publicadas no jornal “O Observador” contra o presidente da Força estadual de Rondônia, Antonio Acácio do Amaral, o Amaral. As denúncias são absurdas e sem fundamentos.
 
A denúncia é uma perseguição política que pretende prejudicar o trabalho desenvolvido pelo sindicalista no Estado. Na verdade, o que os supostos denunciantes, adeptos da filosofia do quanto pior melhor, querem mesmo é fechar o Centro de Atendimento da Força Sindical de Rondônia, que funciona em Porto Velho e nas cidades de Cacoal, Rolim de Moura, Espigão do Oeste e Pimenta Bueno no Estado de Rondônia.
 
No Centro funciona o Banco de Emprego; assistência às homologações; assistência aos segurados da Previdência Social nas áreas administrativa e judicial; assistência às reclamações trabalhistas; projetos de qualificação profissional encaminhado pelo Conselho Estadual do Trabalho, cujos recursos para o desenvolvimento desses projetos foram aprovados na Câmara dos Deputados, através da bancada de Rondônia. Projetos da Odebrechet, Votorantim, Camargo Correa, Imma, prefeitura de Porto Velho e outros, qualificando mais de 40 mil pessoas em 3 anos.
 
Amaral é um atuante companheiro que pertence aos quadros da Força Sindical desde a sua fundação em 1991. Atualmente, ele é diretor executivo da direção nacional da Força Sindical.
 
 
ACUSAÇÃO
 
Antonio Acácio do Amaral, o Amaral, de administrar ao mesmo tempo seis sindicatos, através de procurações.
 

A VERDADE
 
A denúncia é falsa. A estrutura sindical no Estado de Rondônia tem sua peculiaridade e é diferente de outras regiões do País. Em Rondônia, os sindicatos não são um para cada município, mas sim, estaduais, ou seja, um de cada categoria no estado. A maioria, dos diretores e dos presidentes destas entidades reside no interior, o que torna difícil o deslocamento freqüente para a capital, Porto Velho. Estes diretores atuam diretamente nas empresas, já que as entidades são de âmbito estadual. Por este motivo, os dirigentes destas entidades concederam procuração para o presidente da Força Sindical de Rondônia representá-los. Apesar disso, Amaral sempre faz consultas em suas deliberações, atuando de forma democrática e transparente.
 Qual é o crime que existe no fato de estes sindicatos credenciarem uma pessoa qualificada para representá-los? Não existe impedimento legal. Os Estatutos destas entidades definem claramente a representação por procuração. Tudo está perfeitamente dentro da legalidade.
 

ACUSAÇÃO

 
O presidente da Força Sindical de Rondônia tem procuração da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias nos Estados de Rondônia e do Acre (Fitrac) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas no Estado de Rondônia (Siteron).
 

A VERDADE
 
Antonio Acácio do Amaral, presidente da Força Sindical de Rondônia, é presidente da Fitrac e do Siteron porque um dirigente de federação obrigatoriamente tem que ser dirigente também de um sindicato do enquadramento sindical.
 

ACUSAÇÃO
 
Antonio Acácio do Amaral fez um acordo coletivo com a empresa Odebrecht sem qualquer debate ou aprovação dos funcionários da empresa.
 

A VERDADE
 
O acordo coletivo encontra-se registrado no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho, o que significa é um documento público à disposição de qualquer cidadão, fruto da adequação e regulamentação da cláusula sobre jornada de trabalho preceituada na Convenção Coletiva de trabalho vigente. É importante perceber a leviandade dos denunciantes porque os trabalhadores conquistaram 100% de aumento na sua remuneração mensal. O acordo foi precedido de uma autorização escrita pelos empregados na citada construtora.
 
Diante do exposto, convidamos a todos para conhecerem o trabalho no Centro de Atendimento em Porto Velho desenvolvido pelo companheiro Amaral. Posso adiantar que é um exemplo de sindicalismo e referência de consciência social.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)